Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

PSD. Graça Carvalho eleita presidente do Instituto Sá Carneiro

A eurodeputada social-democrata e ex-ministra Maria da Graça Carvalho foi hoje eleita presidente do conselho de administração do Instituto Francisco Sá Carneiro, associação de reflexão e formação política ligada ao PSD.

PSD. Graça Carvalho eleita presidente do Instituto Sá Carneiro
Notícias ao Minuto

18:00 - 01/07/20 por Lusa

Política PSD

Em maio, o jornal online Observador noticiou as demissões do presidente do Instituto Sá Carneiro, Luís Alves Monteiro, e do vice-presidente Mira Amaral, referindo que as saídas se deveram à falta de "suporte financeiro" para esta organização prosseguir a sua atividade.

Alguns dias depois, o presidente do PSD, Rui Rio, informou que tinha convidado Maria da Graça Carvalho para se candidatar à presidência do Instituto Sá Carneiro, numa eleição hoje concretizada.

De acordo com uma nota enviada à Lusa, a antiga ministra do Ensino Superior e Ciência recebeu "com orgulho e responsabilidade" a eleição por poder suceder "a um conjunto de figuras de referência da social-democracia" que já lideraram a instituição.

"O Instituto Sá Carneiro deve ser um produtor de ideias para Portugal, identificando problemas e propondo soluções. Deve assegurar-se de que essas propostas são publicadas e devidamente comunicadas. Deve, em permanência, preservar e divulgar o legado e memória da personalidade que lhe deu o nome. E deve ainda formar quadros políticos para o futuro do partido e do país, especialmente jovens", defendeu.

Para o primeiro ano de mandato, a eurodeputada prevê algumas novidades, como a criação do Prémio Francisco Sá Carneiro, para distinguir jovens investigadores na área da Ciência Política, a criação de uma Bolsa de Empreendedorismo, em parceria com entidades do setor privado, e "um conjunto importante de iniciativas relacionadas com a efeméride dos 40 anos da morte" do fundador do PSD falecido em 1980.

Alem disso, acrescentou, "será dada continuidade a um conjunto muito alargado de tradições do Instituto cujo sucesso está comprovado, desde a Universidade de Verão e iniciativas análogas a eventos abertos à sociedade civil em geral".

O PSD já cancelou a edição deste ano da Universidade de Verão, a tradicional iniciativa de formação política e que funcionava como 'rentrée' do partido, devido à pandemia de covid-19.

A eurodeputada refere ainda que pretende dar ao Instituto Sá Carneiro "uma grande componente internacional, mas também uma atenção redobrada às componentes local e regional".

Maria da Graça Carvalho foi ministra da Ciência e Ensino Superior no Governo liderado por José Manuel Durão Barroso e ministra da Ciência, Inovação e Ensino Superior no executivo de Santana Lopes, e integrou a Comissão Política Nacional de Rui Rio entre 2018 e 2020.

O novo Conselho de Administração do Instituto Francisco Sá Carneiro, eleito para um mandato de três anos, contará com três vice-presidentes: João Montenegro, Lina Lopes e Nuno Matias.

São ainda membros do Conselho de Administração: Maria do Céu Patrão Neves, Francisco Sousa Soares, Joaquim Maria Biancard Cruz, Gonçalo Saluce de Sampaio e Custódio Vale de Gato.

O novo Conselho de Administração foi eleito pelos membros do Conselho Geral do Instituto, que tem como presidente da Mesa Francisco Pinto Balsemão.

De acordo com os seus estatutos, o Instituto Sá Carneiro tem como objetivos fundamentais "a defesa e divulgação do ideal democrático e o estudo dos fenómenos culturais, sociais, económicos e políticos, relativos a Portugal e à sua intervenção na comunidade internacional".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório