Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Em Ovar, é possível passear animais de estimação? PAN quer que seja

Partido apresentou um projeto de resolução no qual defende que as deslocações de medico-veterinários e outros cuidadores de animais devem ser autorizadas em Ovar, concelho que declarou a situação de calamidade devido à pandemia de Covid-19.

Em Ovar, é possível passear animais de estimação? PAN quer que seja
Notícias ao Minuto

17:55 - 25/03/20 por Melissa Lopes

Política Covid-19

O PAN (Pessoas-Animais-Natureza) quer ver incluídas na lista de medidas de caráter excecional na área geográfica do município de Ovar, que vive numa situação de calamidade devido à Covid-19, as deslocações relacionadas com os animais que a posterior declaração de estado de emergência prevê para o resto do país. 

Nomeadamente "a autorização das deslocações de médicos-veterinários, de detentores de animais para assistência médico-veterinária e de cuidadores de colónias autorizadas pelos municípios". 

Assim como "deslocações de voluntários de associações zoófilas com animais a cargo que necessitem de se deslocar aos abrigos de animais e de equipas de resgate de animais para prestar assistência a animais.

E ainda que sejam permitidas as deslocações de curta duração para efeitos de passeio dos animais de companhia.

No projeto de resolução, o partido sustenta que o facto de esta lista de autorizações de deslocações não estar "devidamente consagrado" no texto da Resolução do Conselho de Ministros que declara a situação de calamidade no município de Ovar "pode conduzir a interpretações dúbias e potenciar situações indesejadas de falta de resposta para com seres que, tal como nós, carecem de cuidados para se manterem vivos e saudáveis, o que pode originar não apenas problemas ao nível do bem-estar animal mas também e muito especialmente ao nível da saúde pública"

De acordo com o boletim epidemiológico desta quarta-feira, há em Portugal 2995  casos de infeção por Covid-19 e 43 mortes, mais 10 face aos dados de ontem. De assinalar que dos doentes infetados, 22 já recuperaram. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório