Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

"O barco afunda, mas a banda segue". A "ironia" das medidas da UE

Eurodeputada Marisa Matias aponta a "ironia" das medidas apresentadas pela União Europeia para fazer face à pandemia da Covid-19.

"O barco afunda, mas a banda segue". A "ironia" das medidas da UE
Notícias ao Minuto

06:14 - 18/03/20 por Melissa Lopes

Política Marisa Matias

A eurodeputada bloquista Marisa Matias recorreu às redes sociais para comentar os fundos mobilizados pela União Europeia para responder à pandemia de Covid-19.

"Depois de estudar as medidas anunciadas pela UE, vejam a bela ironia: todos os fundos que se conseguem mobilizar contra a Covid-19 são os que a mesmíssima Comissão quer cortar já a partir do próximo ano para alimentar a indústria defesa", criticou a bloquista, rematando: "O barco afunda, mas a banda segue...". 

De referir que as medidas orçamentais de Bruxelas para apoiar os países europeus afetados pelas consequências económicas do novo coronavírus equivalem a 1% do Produto Interno Bruto (PIB) destes Estados-membros, divulgou o Eurogrupo esta segunda-feira, prometendo "os esforços necessários" para a recuperação económica.

Paralelamente, a Comissão Europeia anunciou, também na segunda-feira, um apoio de até 80 milhões de euros a este laboratório alemão, após uma alegada oferta da administração norte-americana, desmentida pela biofarmacêutica.

A instituição liderada por Ursula von der Leyen explicou que a verba seria atribuída sob a forma de uma garantia da UE a um empréstimo do Banco Europeu de Investimento (BEI) neste valor, no âmbito do mecanismo de financiamento de doenças infecciosas InnovFin e do programa comunitário para a investigação Horizonte 2020.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório