Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

CDS pede esclarecimentos sobre evacuação de prédio em Lisboa

Os deputados do CDS-PP na Assembleia Municipal de Lisboa entregaram hoje um requerimento no qual exigem esclarecimentos à autarquia sobre a retirada de moradores de um prédio em Arroios por falta de condições de segurança.

CDS pede esclarecimentos sobre evacuação de prédio em Lisboa
Notícias ao Minuto

16:00 - 21/02/20 por Lusa

Política CDS

O jornal Público noticiou hoje a saída de moradores de um edifício na freguesia de Arroios, que tiveram de deixar as suas casas depois de terem recebido uma notificação da câmara a dar conta de que o prédio não reunia todas as condições de segurança.

Entretanto, de acordo com um comunicado enviado às redações, o líder da bancada do CDS na Assembleia Municipal de Lisboa já pediu esclarecimentos ao município (liderado pelo PS) e solicita acesso ao processo de vistoria, de modo a aferir o estado do edifício e apurar responsabilidades.

No requerimento, os centristas perguntam à autarquia se foram acionados meios de apoio pelo município, nomeadamente na disponibilização de alojamento temporário, e se houve acompanhamento social por parte das entidades competentes, como a Junta de Freguesia de Arroios.

O partido pretende ainda saber que diligências estão a ser tomadas para apurar responsabilidades e se a câmara "notificou em algum momento a entidade responsável pela obra sobre o estado do edificado e eventual intervenção".

Os moradores do n.º 26 da Rua General Garcia Rosado alegam que a estrutura terá sido afetada pelas escavações feitas durante a obra da nova sede da Polícia Judiciária, havendo problemas nas suas fundações.

"A situação é preocupante, desde logo porque a entidade responsável pela obra, o IGFEJ [Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça] e a seguradora não se responsabilizam pelos danos estruturais", refere o CDS no requerimento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório