Meteorologia

  • 08 MAIO 2021
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Edição

"Este Governo é uma fraude política gigantesca"

O Bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho e Pinto, está de saída e, em entrevista ao Público, teceu críticas ao Governo, ao Presidente da República e ao papel do Tribunal Constitucional.

"Este Governo é uma fraude política gigantesca"

O Governo, o Presidente da República e o Constitucional foram alvo de comentários do ainda Bastonário dos Advogados, Marinho e Pinto.

“Este Governo apresentou-se às eleições com um programa radicalmente diferente do que está a executar. É uma fraude política gigantesca, com a qual o Presidente é conivente”, diz Marinho e Pinto, considerando que “quando se enganam assim os eleitores, defrauda-se a democracia e perde-se a legitimidade”.

O responsável acusa assim o Governo de enganar os portugueses. “Este Governo derrubou o anterior e quando se apanhou no poder fez exactamente o que prometeu que nunca iria fazer e que acusou o outro de querer: retirar os subsídios de férias e de Natal, diminuir os vencimentos dos funcionários públicos, as pensões dos idosos.”

Quanto à evolução da Justiça nos últimos seis anos, Marinho e Pinto acredita que “não houve”, explicando que em 2010 poderia ter existido uma evolução positiva com o desenho do mapa judiciário proposto na altura, mas “este Governo, que tem uma tendência morbidamente compulsiva para o mal, acabou com ela. Fechar tribunais só traz prejuízos”.

O responsável acusa Passos Coelho de não ser corajoso. “Não tem coragem para pôr cobro às medidas alucinadas da ministra da Justiça. Há muito que a devia ter substituído. Só do mapa judiciário apresentou seis ou sete versões diferentes, para manter a malta distraída”.

Quanto ao Tribunal Constitucional, acredita que este “está a ser chamado a desempenhar um papel que não é genuinamente de um tribunal”, mas sim “de uma segunda câmara parlamentar ou de um senado, e isso é mau”. Pois, apesar de o Palácio Ratton ter impedido alguns cortes, Marinho e Pinto duvida da “visão quase sacralizadora da Constituição, que parece só permitir governar à esquerda ou ao centro, quando devia ser maleável e permitir governar à direita e à esquerda. Sou um homem de esquerda mas estou a falar como jurista”.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório