Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Os Verdes querem trabalhadores em falta nas escolas até fim do ano

O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) quer que, até final de 2019, sejam contratados todos os trabalhadores em falta nas escolas públicas, de acordo com um projeto de resolução apresentado no parlamento.

Os Verdes querem trabalhadores em falta nas escolas até fim do ano
Notícias ao Minuto

16:54 - 24/11/19 por Lusa

Política Contratação

Segundo o documento, a que a agência Lusa teve hoje acesso, o Grupo Parlamentar PEV recomenda ao Governo que "até ao fim do ano de 2019 proceda à contratação de todos os auxiliares de ação educativa, assim como de assistentes administrativos, necessários ao normal e adequado funcionamento de todas as escolas públicas".

O mesmo projeto sustenta que essa contratação deve salvaguardar os "direitos e a estabilidade profissional" desses trabalhadores "através de vínculo público efetivo".

Neste contexto, Os Verdes sublinham a necessidade de todas as escolas serem dotadas com um número suficiente destes trabalhadores e durante todo o horário de funcionamento.

O partido defende ainda a possibilidade de cada estabelecimento de ensino poder adaptar o número de auxiliares de ação educativa à sua realidade concreta.

"Estamos perante graves carências, nomeadamente no que diz respeito à falta de trabalhadores, concretamente de auxiliares de ação educativa", refere o projeto de resolução.

Para o Partido Ecologista Os Verdes, o setor da educação vive "um cenário gritante de precariedade", onde, defende, é "absolutamente urgente inverter".

Atualmente faltam "milhares de auxiliares de ação educativa a tempo inteiro na escola pública", sustentam Os Verdes, considerando que a situação é agravada pela desadequação da realidade do rácio destes trabalhadores por escola.

Os Verdes lembram que as dificuldades, que têm anos, se repetiram no início deste ano letivo, que arrancou com falta de trabalhadores, mesmo após o anúncio por parte do Governo da contratação de cerca de mil auxiliares de ação educativa.

"As aulas começaram sem o reforço necessário de trabalhadores e sem as condições adequadas para o seu bom funcionamento", adiantam, sublinhando que a falta de funcionários afeta toda a escola, desde a vigilância, ao acompanhamento dos estudantes, ao funcionamento dos blocos de aulas, dos pavilhões desportivos, da biblioteca e, de forma muito particular, os estudantes com necessidades especiais.

Por isso, defende o PEV, "é fundamental proceder à contratação de auxiliares de ação educativa e de assistentes administrativos, no sentido do reforço destes trabalhadores que prestam um trabalho indispensável e insubstituível no sistema educativo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório