Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Costa só promete "avaliar" propostas de mudança da lei da nacionalidade

O primeiro-ministro, António Costa, prometeu hoje "avaliar bem", embora sem se comprometer, quanto a uma alteração à lei da nacionalidade para garantir que quem nasce no país possa ter nacionalidade portuguesa.

Costa só promete "avaliar" propostas de mudança da lei da nacionalidade
Notícias ao Minuto

15:25 - 30/10/19 por Lusa

Política António Costa

No debate do programa do Governo, no parlamento, o tema foi lançado pela deputada Beatriz Dias, do Bloco de Esquerda, bancada que já anunciou um projeto de lei próprio para alterar a lei da nacionalidade.

"Quem nasce em Portugal tem direito a ser português", afirmou a deputada, citando várias vezes o direito do solo ('jus solis').

Na resposta, Costa não se comprometeu com esta reivindicação bloquista, e aconselhou cautelas de modo a não criar "uma escala para nacionalidade".

"Não basta que alguém faça uma escala e nasça em Portugal. É preciso um vínculo", afirmou o primeiro-ministro, referindo ainda que os pais devem ter o direito a dizer se querem que os filhos sejam portugueses.

Em 2006, exemplificou, o país deu um salto, fez uma "rutura histórica", permitindo-se que filhos de portugueses a viver no estrangeiro tenham a nacionalidade portuguesa.

Já antes, a deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, havia abordado as questões dos imigrantes na sua intervenção.

O debate do programa do Governo foi interrompido pelas 14:00, é retomado às 15:30 no parlamento e termina na quinta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório