Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Rui Rio e líder da JSD juntos em arruada de 25 minutos

O presidente do PSD, Rui Rio, participou hoje numa arruada de cerca de 25 minutos pelo centro das Caldas da Rainha, na qual teve ao seu lado a líder da Juventude Social Democrata (JSD), Margarida Balseiro Lopes.

Rui Rio e líder da JSD juntos em arruada de 25 minutos
Notícias ao Minuto

20:27 - 26/09/19 por Lusa

Política Caldas da Rainha

Esta foi a primeira vez que os dois apareceram lado a lado na campanha eleitoral.

Na terça-feira, o Diário de Notícias dava conta de que a direção do partido estaria incomodada com a participação em eventos da campanha de Leiria de algumas figuras do partido, entre as quais o antigo líder do PSD Marques Mendes, a convite da cabeça de lista por aquele círculo, e líder da JSD, Margarida Balseiro Lopes.

Na altura, Rio respondeu não ter conhecimento "de nenhuma notícia" e ressalvou que esta é "uma matéria do foro interno do PSD" e comentar algo interno seria "a última coisa" que faria.

Hoje, o presidente do partido e a líder da JSD percorreram juntos e sorridentes a Rua Almirante Cândido dos Reis, onde decorreu a arruada que se seguiu à conferência de imprensa que o partido convocou depois de ter sido conhecida a acusação referente ao caso de Tancos.

Questionado sobre se pediu à candidata a lista dos próximos convidados, Rio riu-se e respondeu apenas: "Pelo amor de Deus".

Pelas 18:30, Margarida Balseiro Lopes e alguns apoiantes do partido esperavam o líder à porta do hotel onde falou à imprensa, tendo o grupo ido a pé até ao início da rua onde decorreu a arruada, tendo sido recebidos com música tocada pela "Bandinha amigos da música".

Logo à chegada ao local onde estavam algumas dezenas de pessoas à espera dos candidatos (Rui Rio está na lista pelo Porto), um homem dirigiu-se ao líder e fez questão de o cumprimentar e desejar "muitas felicidades", além de "saúde e parabéns".

A colorir a comitiva viam-se bandeiras cor de laranja, bandeiras de Portugal, e duas bandeiras de grande dimensão feitas de outras mais pequenas.

Mais não foi só a banda que deu música aos presentes, uma vez que a JSD -- que tem animado as iniciativas do partido com versões adaptadas de músicas conhecidas -- voltou a usar o mesmo truque, e hoje havia música para a candidata, para o presidente e para a abstenção.

A letra da conhecida música "Pimba, pimba" de Emanuel, passou a ser, na versão social-democrata "caríssimos portugueses dia 06 vamos votar, combater a abstenção, somos o maior partido deste nosso Portugal e para primeiro-ministro, Rui Rio é o ideal".

E continuava: "E se queremos um Governo à maneira, Rui Rio, Rui Rio, e se queremos estabilidade financeira, Rui Rio, Rui Rio".

Pelo caminho, os dirigentes locais iam ajudado a traçar o destino: "Rio, Rio, aqui à esquerda é malta amiga, vá".

Mais à frente, o presidente do PSD encontrou uma senhora que se apresentou como uma conterrânea da sua idade, e lhe disse que nasceu "em Massarelos, em 57".

"Eu também nasci em '57 mas não foi em Massarelos, foi no Bonfim", corrigiu o social-democrata, tendo a popular contraposto que "está lá escrito Massarelos na sua biografia".

"Eu vivo em Massarelos há muitos anos, muitos anos", notou o antigo presidente da Câmara Municipal do Porto.

A iniciativa terminou antes das 19:00 ao fundo da rua, junto ao mercado da fruta.

Nas eleições legislativas de 2015, o PSD e o CDS-PP (que concorreram em coligação) elegeram seis deputados -- de 10 possíveis --, cinco dos quais sociais-democratas.

Para as eleições de 06 de outubro, a cabeça de lista pelo círculo de Leiria é Margarida Balseiro Lopes, que já é deputada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório