Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Vital Moreira está “inteiramente de acordo” com recenseamento étnico

O constitucionalista não percebe a oposição de algumas associações representativas das principais minorias étnicas à inclusão de uma questão étnico-racial nos próximos Censos.

Vital Moreira está “inteiramente de acordo” com recenseamento étnico
Notícias ao Minuto

23:27 - 09/04/19 por Melissa Lopes

Política Censos

O próximo Censos 2021 deverá incluir uma pergunta sobre a origem étnico-racial dos cidadãos que depois se dividem em subgrupos: branco, negro, asiático ou cigano. A inclusão desta questão faz parte de uma recomendação do Grupo de Trabalho criado pelo Governo para avaliar essa hipótese. No entanto, apesar da recomendação ser favorável à ideia, outros há que a criticam.

É o caso dos sociólogos Rui Pena Pires e João Peixoto, Almerindo Lima, representantes das comunidades ciganas, e Maria José Casa-Nova, coordenadora do Observatório das Comunidades Ciganas, integrado no Alto Comissariado para as Migrações (ACM) que apontam riscos de, com essa pergunta, se estar a legitimar o racismo.

Vital Moreira não partilha dessa opinião dos críticos. “Estou inteiramente de acordo com a inclusão de uma questão sobre a identidade étnico-racial no próximo recenseamento geral da população, em 2021, como elemento de informação essencial ao conhecimento sociológico do país e ao desenho de políticas públicas de combate ao racismo e à discriminação ética”, refere num artigo de opinião publicado no blogue Causa Nossa.

Para o constitucionalista, “nem sequer dá para perceber a oposição de algumas associações representativas das principais minorias étnicas entre nós”. Isto porque, defende, “com resposta anónima e facultativa, não se vê que perigo é que essa questão pode oferecer”.

Além disso, no seu entendimento, “as respostas poderem ajudar a rever os esteriótipos dominantes acerca das condições de vida dessas minorias e da visão que elas têm de si mesmas na sociedade portuguesa”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório