Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Os Verdes alertam para variante de ligação a parque empresarial em Viseu

Os Verdes questionaram hoje o Governo sobre o traçado delineado para a construção de uma variante que ligará o antigo Itinerário Principal (IP) 5 à Zona Empresarial do Mundão, em Viseu, e sobre os seus impactos no ambiente e na população.

Os Verdes alertam para variante de ligação a parque empresarial em Viseu
Notícias ao Minuto

16:36 - 04/04/19 por Lusa

Política José Luís Ferreira

"O traçado previsto para a variante à Estrada Nacional (EN) 229, entre e o IP5 e a Zona Empresarial do Mundão, apresenta impactos negativos ao nível ambiental e económico? Se sim, quais? Foram estudadas alternativas ao traçado previsto?", questiona José Luís Ferreira.

Segundo este partido, "o projeto desta variante atravessa áreas da Reserva Agrícola Nacional (RAN) e da Reserva Ecológica Nacional (REN)" e, neste sentido, quer saber se "há alternativa e, se sim, quais as desvantagens face ao projeto atual".

"Considerando que o atual traçado apresenta impactos negativos para quem reside nas proximidades, há a possibilidade de alterar o projeto de forma a minimizar os prejuízos ambientais e económicos?", questiona ainda José Luís Ferreira.

Para os Verdes, "no projeto está previsto o corte, redução e eliminação de vários terrenos agrícolas, tornando-os muito pouco produtivos e inviáveis economicamente, e a construção de taludes, prevendo-se impactos relevantes, nomeadamente com a artificialização e alteração da morfologia do solo e ensombramento das propriedades".

O deputado de Os Verdes refere que "os proprietários consideram que existem outras soluções mais viáveis fora da RAN e REN, em particular mais a sul, com menos impactos ambientais e económicos e sem comprometer a qualidade de vida da população".

O partido lembra que o traçado proposto "tem merecido a contestação da população local, sobretudo no que concerne aos primeiros 1.400 metros", tendo já levado os habitantes a promover um abaixo-assinado dirigido à Infraestruturas de Portugal e à Câmara Municipal de Viseu.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório