Coligação Chega não desiste e vai contestar decisão do Constitucional

Os líderes dos dois partidos e dos movimentos cívicos que constituem a coligação Chega estão reunidos, esta terça-feira, para definir os próximos passos na luta pela corrida às eleições europeias do próximo mês de maio.

Notícia

© Global Imagens

Patrícia Martins Carvalho
02/04/2019 16:15 ‧ 02/04/2019 por Patrícia Martins Carvalho

Política

Eleições Europeias

O Tribunal Constitucional notificou ontem a coligação Chega da não aprovação do seu nome. Em causa, defenderam os juízes do Palácio Ratton, o facto de a coligação "não poder ter o mesmo nome de um partido que está em processo de formalização".

Reunidos esta terça-feira, André Ventura (Chega), Gonçalo da Câmara Pereira (PPM), Manuel Matias (PPV/CDC) e Sofia Afonso Ferreira (Democracia 21) decidiram não desistir e não aceitar a decisão do Constitucional.

Em declarações ao Notícias ao Minuto, André Ventura revelou que já está decidido que o nome se vai manter. “Não vamos mudar de nome e vamos contestar a decisão do Tribunal Constitucional”, garantiu.

Os quatro líderes que compõem a coligação tomaram esta decisão por considerarem que “não faz sentido impedir o nome Chega” de estar nos boletins do voto até porque “já faz parte da identidade deste projeto”.

Assim, vai dar entrada ainda hoje no tribunal a contestação dos quatro responsáveis político-partidários.

Quanto à possibilidade de não concorrer às eleições europeias como forma de protesto para com a decisão do Tribunal Constitucional, André Ventura diz que vai esperar por aquele que será o desfecho da contestação para então tomar uma decisão.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas