Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Governo está sempre em propaganda na Saúde e "não resolve problemas"

O CDS acusou hoje o Governo de estar sempre em propaganda na área da Saúde e de desvalorizar, sem resolver, os problemas do Serviço Nacional de Saúde.

Governo está sempre em propaganda na Saúde e "não resolve problemas"
Notícias ao Minuto

12:25 - 27/03/19 por Lusa

Política CDS

Na comissão parlamentar de Saúde, a deputada Isabel Galriça Neto criticou a "desvalorização e menorização dos problemas" que tem sido feita pelo Governo, considerando que ficará como o executivo do "'inconseguimento'", numa referência a uma palavra que ficou célebre pela antiga presidente do parlamento, Assunção Esteves.

"Será o Governo do 'inconseguimento'. Vemos um elencar de propaganda que a realidade desmente rotundamente. Não podemos ficar pela propaganda, porque a realidade encarrega-se de a desmentir", afirmou a deputada do CDS, dirigindo-se à ministra da Saúde, Marta Temido.

Isabel Galriça Neto sublinhou, por exemplo, que "há serviços de neonatologia no interior" do país a ruir e "em risco de colapso", com profissionais a fazerem turnos de 48 horas.

O CDS considera que o projeto de dar mais autonomia aos hospitais e a criação de centros de responsabilidade são também exemplos de promessas não concretizadas.

A deputada deu ainda o exemplo do "anúncio com grandes parangonas" quanto ao projeto de hospitalização domiciliária em várias unidades do país. Segundo Galriça Neto, até agora só abriram 27% das camas contratualizadas.

"Este Ministério diagnostica os problemas, promete fazer, mas não os resolve", argumentou a deputada do CDS, aludindo ainda à falta de profissionais na farmácia hospitalar do Hospital de São João, com promessa de contratações em janeiro, mas ainda sem efetivação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório