Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Focar na juventude? " É também assim que se constrói a Europa, pela base"

Vital Moreira debruça-se, esta sexta-feira, num artigo publicado no blogue 'Causa Nossa', no Corpo Europeu de Solidariedade, figurada criada pelo Parlamento Europeu.

Focar na juventude? " É também assim que se constrói a Europa, pela base"
Notícias ao Minuto

10:20 - 15/03/19 por Filipa Matias Pereira

Política Vital Moreira

O Corpo Europeu de Solidariedade (CES) foi criado por regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho que data do final de 2018. O tema é agora 'repescado' por Vital Moreira que, num artigo publicado no bloque 'Causa Nossa', defende que "é também assim que se constrói a Europa, pela base". 

O constitucionalista recorda que o CES visa "radicar socialmente a União, mais uma vez focada na juventude. Cofinanciado pela União (com uma dotação de 375.6 milhões de euros para o triénio 2018-202) e pelos Estados-membros, compete a estes designar as estruturas de gestão interna". E foi precisamente isto que, explica o comentador, "acaba de ser efetuado em Portugal através da Resolução do Conselho de Ministros de 12 deste mês". 

Reforça ainda o político que o CES, estando "vocacionado para ações de voluntariado social em vários domínios, incluindo desastres naturais e refugiados", pode atuar não somente a nível nacional, mas também europeu e internacional. 

"Sem poder ter a visibilidade e o impacto do Erasmus (a principal "fábrica" de cidadãos europeus inventada pela União)", defende Vital Moreira que "o CES tem, porém, o potencial de envolver numerosos jovens europeus em ações desinteressadas de cooperação e de apoio social". 

O professor universitário aproveita ainda a oportunidade para recordar uma citação de Macron, de acordo com o qual "a "UE não é somente um mercado, mas também um projeto". Neste caso, considera, "um projeto de coesão social, através do envolvimento da juventude europeia em tarefas de apoio social". 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório