Meteorologia

  • 25 MARçO 2019
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 16º

Edição

Focar na juventude? " É também assim que se constrói a Europa, pela base"

Vital Moreira debruça-se, esta sexta-feira, num artigo publicado no blogue 'Causa Nossa', no Corpo Europeu de Solidariedade, figurada criada pelo Parlamento Europeu.

Focar na juventude? " É também assim que se constrói a Europa, pela base"
Notícias ao Minuto

10:20 - 15/03/19 por Filipa Matias Pereira 

Política Vital Moreira

O Corpo Europeu de Solidariedade (CES) foi criado por regulamento do Parlamento Europeu e do Conselho que data do final de 2018. O tema é agora 'repescado' por Vital Moreira que, num artigo publicado no bloque 'Causa Nossa', defende que "é também assim que se constrói a Europa, pela base". 

O constitucionalista recorda que o CES visa "radicar socialmente a União, mais uma vez focada na juventude. Cofinanciado pela União (com uma dotação de 375.6 milhões de euros para o triénio 2018-202) e pelos Estados-membros, compete a estes designar as estruturas de gestão interna". E foi precisamente isto que, explica o comentador, "acaba de ser efetuado em Portugal através da Resolução do Conselho de Ministros de 12 deste mês". 

Reforça ainda o político que o CES, estando "vocacionado para ações de voluntariado social em vários domínios, incluindo desastres naturais e refugiados", pode atuar não somente a nível nacional, mas também europeu e internacional. 

"Sem poder ter a visibilidade e o impacto do Erasmus (a principal "fábrica" de cidadãos europeus inventada pela União)", defende Vital Moreira que "o CES tem, porém, o potencial de envolver numerosos jovens europeus em ações desinteressadas de cooperação e de apoio social". 

O professor universitário aproveita ainda a oportunidade para recordar uma citação de Macron, de acordo com o qual "a "UE não é somente um mercado, mas também um projeto". Neste caso, considera, "um projeto de coesão social, através do envolvimento da juventude europeia em tarefas de apoio social". 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório