O Partido Ecologista Os Verdes apresentou um voto de protesto pela realização do Festival Eurovisão da Canção em Israel. A proposta do grupo municipal do partido será discutida, esta quinta-feira, pela Assembleia Municipal de Lisboa.
Num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto, Os Verdes explicam que são contra a realização da Eurovisão em Israel porque este país desrespeita os valores que o festival defende.
“O Festival Eurovisão da Canção visa celebrar a diversidade cultural, os valores da paz, da cooperação e da tolerância. Nessa perspetiva, a escolha de Israel é inconciliável com tais desígnios, perante a sua política de desrespeito pelos princípios da Carta das Nações Unidas e da Declaração Universal dos Direitos do Homem, e uma reiterada atitude de violação dos direitos humanos e da legalidade internacional”, garante o partido.
Além disso, para Os Verdes, Israel “ocupa ilegalmente o território da Palestina, impõe colonatos, massacra o povo palestiniano há décadas, e mantém um muro de betão em torno da Faixa de Gaza, que é ilegítimo e desumano”.
Desta forma, o partido propõe que a Assembleia Municipal de Lisboa manifeste desagrado pela realização do Festival Eurovisão da Canção na cidade de Tel Aviv, em Israel, e que apele à RTP que pondere excluir a sua participação da 64.ª edição anual do Festival Eurovisão da Canção de 2019.