Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Marcelo dá 'luz verde' a proibição de animais selvagens nos circos

Marcelo Rebelo de Sousa promulgou na segunda-feira o diploma enviado pela Assembleia da República que proíbe a utilização de animais selvagens nos circos e reforça a proteção destes em contexto circense.

Marcelo dá 'luz verde' a proibição de animais selvagens nos circos
Notícias ao Minuto

11:20 - 12/02/19 por Notícias Ao Minuto

Política Diploma

De acordo com uma nota publicada na página de internet da Presidência da República, o chefe de Estado promulgou o diploma enviado pela Assembleia da República "que reforça a proteção dos animais utilizados em circos, nomeadamente quanto à sua detenção, e determina o fim da utilização de animais selvagens".

O diploma em causa, recorde-se, foi aprovado com os votos do PS, PSD, Bloco de Esquerda, Partido Ecologista Os Verdes e PAN. O CDS votou contra (à exceção do deputado João Rebelo) e o PCP absteve-se.

O texto do diploma define que é proibida a utilização de animais selvagens nos circos, animais estes que fazem parte de uma lista onde se incluem macacos, elefantes, tigres, leões, ursos, focas, crocodilos, pinguins, hipopótamos, rinocerontes, serpentes e avestruzes.

O diploma prevê ainda um período transitório de seis anos ao fim do qual a utilização destes animais não só é proibida como é punida com contraordenações.

Com esta promulgação, o Governo terá agora de criar o Cadastro Nacional de Animais Utilizados no Circo e definir qual será a entidade sua responsável.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório