Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

O bipartidarismo em queda e a "surpreendente exceção portuguesa"

Em Portugal, os dois principais partidos tradícionais, o PS e o PSD, continuam a somar mais de 60% das intenções de voto.

O bipartidarismo em queda e a "surpreendente exceção portuguesa"
Notícias ao Minuto

10:17 - 23/12/18 por Pedro Filipe Pina

Política Vital Moreira

Os anos de crise e o crescimento de populismos trouxeram mudanças ao panorama política europeu.

Vital Moreira dá conta deste fenómeno no blogue Causa Nossa, realçando o que descreve como uma "surpreendente" exceção à 'regra' que se verifica em Portugal.

A partir de dados da The Economist, o constitucionalista reflete sobre o "impressionante declínio do tradicional bipartidarismo no sistema representativo de vários países da União Europeia, traduzido numa baixa acentuada da soma da votação dos dois principais partidos, especialmente na França, nos Países Baixos e na Itália".

Explica o cabeça de lista do PS às Europeias de 2009 que o panorama que vigorava "foi abalado pelo aparecimento de novos partidos e substituído por uma acentuada fragmentação partidária dos parlamentos, levando a novas fórmulas governativas". Portugal contou com uma inédita 'geringonça'. Mas noutros aspetos mantém uma 'tradição que já não é o que era'.

Neste contexto, acrescenta Vital Moreira, "não deixa de ser surpreendente a exceção portuguesa, onde os dois principais partidos tradicionais (PS e PSD) continuam a somar mais de 60% das intenções de voto, onde o número de partidos com representação parlamentar direta se fica pela meia dúzia e onde várias famílias políticas europeias continuam sem expressão política autónoma entre nós, como os verdes, os liberais e a direita nacionalista".

Para Vital Moreira, não é fácil explicar "esta notável estabilidade do sistema partidário". Mas também não se sabe se se irá manter. "Resta saber se as eleições europeias e parlamentares de 2019 vão trazer alguma novidade nesse aspeto", finaliza.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório