Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Enfermeiros? "É um oportunismo político. PSD e CDS cavalgam insatisfação"

O Bloco de Esquerda acusou hoje o PSD e o CDS de "oportunismo político" na greve dos enfermeiros nos blocos operatórios, enquanto os partidos de direita sublinham o número de paralisações no setor da saúde com este Governo.

Enfermeiros? "É um oportunismo político. PSD e CDS cavalgam insatisfação"
Notícias ao Minuto

12:08 - 12/12/18 por Lusa

Política Greve

"É um oportunismo político. O PSD e o CDS cavalgam a insatisfação [dos profissionais de saúde] mas não têm nenhuma intenção de resolver essa insatisfação. Tentam instrumentalizar os trabalhadores para o seu caciquismo partidário", afirmou o deputado do BE Moisés Ferreira, na comissão parlamentar de Saúde onde hoje está a ser ouvida a ministra Marta Temido.

A greve dos enfermeiros, que se prolonga há quase três semanas em blocos operatórios de cinco hospitais públicos, foi um dos temas a dominar a primeira parte da audição da ministra da Saúde na comissão parlamentar.

O PSD destacou, pela voz do deputado Ricardo Batista Leite, que o atual Governo tem mais greves no setor da saúde do que durante todo o período de assistência financeira e intervenção da 'troika'.

Para o deputado do PSD, a contestação na saúde, com a greve dos enfermeiros à cabeça, está quase ao nível da "revolta dos coletes amarelos", em França.

Também o CDS disse que não pode ser insensível "ao número de greves na saúde", considerando que revelam uma "insatisfação perigosa dos profissionais e a incapacidade do Governo de resolver os problemas".

Aliás, a deputada do CDS Isabel Galriça Neto entende que o Governo tem revelado "insensibilidade social" no setor da saúde e rejeitou as acusações de oportunismo e hipocrisia política endereçadas pelo Bloco, acusando a esquerda de ter "má consciência".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório