Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Coletes amarelos. "Campeão do Acordo de Paris" tropeça na primeira medida

Este fim de semana ficou marcado por protestos violentos nas ruas de Paris. O que está aqui em causa? Para Paulo Portas houve "um imposto mais" a servir de "gota de água".

Coletes amarelos. "Campeão do Acordo de Paris" tropeça na primeira medida
Notícias ao Minuto

20:56 - 02/12/18 por Pedro Filipe Pina

Política Paulo Portas

A violência irrompeu pelas ruas de Paris este fim de semana, com desacatos a levarem à intervenção da polícia. Pelo menos 378 pessoas foram detidas, segundo um balanço da polícia local, que registou ainda 133 feridos.

O protesto conta com uma marca identitária muito clara: coletes amarelos. Começou primeiro por ser um protesto contra o aumento de um imposto sobre combustíveis mas a situação está já a abalar a popularidade de Emmanuel Macron.

Para Paulo Portas, que analisou o tema no seu espaço de debate semanal na antena da TVI, há alguns pontos a ter em conta para analisar o tema.

"Não me impressiona o número de manifestantes, nem sequer é excessivamente grande comparado com outros movimentos sociais em França", começou por afirmar, lembrando de seguida "a inclinação para a violência infelizmente tem uma velha tradição em França, é bom que nos lembremos que a Revolução Francesa conduziu ao chamado regime do terror".

O que impressiona Paulo Portas, explicou o próprio, "é que, evidentemente sem apoiar a violência e o caos, dois terços dos franceses darem razão às razões de queixa. E isso parece determinar o fim do consórcio feliz entre Macron e a França, ou até a certidão de óbito dessa relação. E acho que isso se vai ver nas próximas eleições europeias".

Na origem, explica ainda o antigo governante, este movimento é "inorgânico, a que se juntam depois obviamente extremistas e aproveitadores, a que provavelmente está ligada a violência".

"Mas na origem isto tem a ver com o aumento dos impostos sobre os combustíveis e nomeadamente o diesel, para ajudar, ou forçar as pessoas a fazer, uma transição para energias mais limpas. Resultado? Saiu à rua a França rural e a França semi-urbana. E é um pouco extraordinário que o país campeão do Acordo de Paris – tropece numa primeira medida para tentar alterar os comportamentos", afirmou.

"Os franceses de repente tornaram-se poluidores profissionais?", pergunta Paulo Portas, respondendo logo de seguida à própria questão: "Não, acho é que há uma gota de água que foi mais um imposto".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório