Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

As imagens mais fortes dos protestos dos 'coletes amarelos' em Paris

Já há pelo menos 80 feridos, incluindo 11 membros das autoridades. Há ainda mais de uma centena de detenções.

Notícias ao Minuto

16:17 - 01/12/18 por Sara Gouveia

Mundo França

Este é o terceiro fim de semana de protestos em Paris, contra as políticas económicas de Macron. As autoridades têm recorrido a gás lacrimogéneo e canhões de água para dispersar os manifestantes, mas sem sucesso. As polícias de choque e o grupo de manifestantes conhecidos como 'coletes amarelos' continuam os confrontos, para reclamar contra o aumento de impostos sobre os combustíveis e a redução do poder de compra.

Tudo começou cedo esta manhã quando dezenas de manifestantes, alguns encapuzados, tentaram forçar as barreiras instaladas pelas forças de segurança em redor dos Campos Elísios e prosseguiram para junto ao Arco do Triunfo, onde se concentraram. Até agora, conta o Le Parisien, já há 158 pessoas detidas (é um novo recorde), pelo menos 80 feridos, incluindo 11 membros das forças de segurança.

Há dezenas de carros queimados, lojas vandalizadas e arremessos de garrafas e pedras por parte dos 'coletes amarelos' contra as autoridades numa verdadeira 'batalha campal' ou como uma das manifestantes admitiu à agência Lusa numa "guerra civil".

O primeiro-ministro, Édouard Philippe, já afirmou estar perplexo com as cenas de "uma violência raramente vista", referindo ainda ter ficado "chocado" por terem sido postos em questão "símbolos da França", referindo-se ao Arco do Triunfo e outros monumentos.

Segundo as autoridades, este segundo dia de mobilização dos 'coletes amarelos' reuniu ao menos 36 mil manifestantes em toda a França e 5.500 em Paris. Recorde-se que este movimento nasceu espontaneamente num sinal de protesto contra a taxação elevada dos combustíveis em França.

Veja acima as imagens mais fortes destes protestos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório