Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

"A responsabilidade é do PS, não é da Geringonça"

Um dos fundadores do Bloco de Esquerda saiu em defesa dos partidos de Esquerda na questão da lei laboral, atirando a culpa ao Partido Socialista.

"A responsabilidade é do PS, não é da Geringonça"
Notícias ao Minuto

12:50 - 27/11/18 por Patrícia Martins Carvalho

Política Francisco Louçã

"A lei laboral não mudou, porque o PS recusou". Quem o diz é Francisco Louçã que critica as “prosas inflamadas” que tem lido a propósito do "'fracasso da Geringonça' em mudar a lei do trabalho ou em impedir a manobra da empresa do porto de Setúbal”.

Num longo texto publicado na sua página de Facebook, o antigo coordenador bloquista prefere “não comentar a leveza de quem finge que não há um governo PS e pretende que existe um governo dos três partidos”.

Mas o “facto continua no entanto a ser que a lei laboral não mudou, mesmo que os partidos de esquerda o tenham proposto, porque o PS se recusou”.

“A responsabilidade é do PS, não é da Geringonça”, atira, considerando que é o “desespero” a falar quando se diz que, pelo facto de o Governo querer “impedir os estivadores de terem o seu contrato ou os professores de terem o seu tempo de carreira”, que os partidos de esquerda “deviam rejeitar o Orçamento para provocar eleições”.

Francisco Louçã não tem problemas em afirmar que “António Costa adoraria ter essa crise e ir a eleições nessas condições, como aliás o Governo terá discutido há uns poucos meses”.

Para terminar, o economista frisa que essa eleição constituiria um “favor” à “ambição do PS pela maioria absoluta” e deixa duas questões: “Primeira: os professores ou estivadores ficarão mais fortes se houver crise política e eleições? Ou, ficariam com mais capacidade negocial perante o novo governo PS depois dessas eleições antecipadas?”.

“Creio que não preciso de sugerir uma resposta”, remata.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório