Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"A vontade dos povos deve ser respeitada"

A coordenadora do BE considerou hoje que "a vontade dos povos deve ser respeitada" na saída do Reino Unido da União Europeia, mas alertou que não foi indiferente a esta decisão a forma como são conduzidas as instituições europeias.

"A vontade dos povos deve ser respeitada"
Notícias ao Minuto

19:08 - 24/11/18 por Lusa

Política Catarina Martins

As questões europeias não ficaram de fora da resolução da Mesa Nacional do BE de hoje, órgão máximo entre convenções, tendo Catarina Martins adiantado aos jornalistas que, "como tinha sido, aliás, o sentido da Convenção Nacional do BE há duas semanas", a Mesa Nacional "aprovou por unanimidade que Marisa Matias será a cabeça de lista às eleições europeias".

"Debruçamo-nos sobre a cimeira do 'Brexit' com várias preocupações. A primeira delas é claramente a noção que o Bloco de Esquerda tem e que o preocupa, que o 'Brexit' teve uma campanha muito centrada em forças xenófobas, em campanha do ódio", destacou.

No entanto, para a líder do BE, é evidente que "a União Europeia tem de respeitar as decisões dos povos e houve um referendo, houve um povo que decidiu, está no seu direito de decidir".

"Não é, julgamos nós, indiferente a esta decisão a forma com as próprias instituições europeias têm vindo a ser conduzidas e a forma como a degradação das condições de vida, a precarização do trabalho, a precarização do acesso à habitação e aos serviços públicos, cria uma predisposição para o discurso de ódio e para o resultado do 'Brexit'", condenou.

Catarina Martins reiterou que "a vontade dos povos deve ser respeitada".

"E o Bloco de Esquerda é sobre isso que centra a sua posição e naturalmente sobre tudo o que possa ser acordado para combater a xenofobia, o fecho de fronteiras ou a diminuição dos direitos de não nacionais no Reino Unido", concretizou.

Ainda sobre a Europa, a coordenadora bloquista assinalou que a "Comissão Europeia está a tentar institucionalizar na legislação europeia o tratado orçamental", isto "sem passar pelos parlamentos nacionais".

"O Bloco de Esquerda considera que este é um ataque à soberania democrática dos vários Estados membros e opõe-se determinantemente a este processo", criticou.

Na sessão de abertura da XI Convenção Nacional, em 10 de novembro, Catarina Martins anunciou que ia propor a atual eurodeputada do partido, Marisa Matias, como cabeça de listas às eleições europeias do próximo ano.

"A proposta que farei à próxima Mesa Nacional, se assim for o sentido da decisão desta Convenção, é esta: que seja a Marisa Matias a nossa primeira voz nas eleições europeias de maio de 2019", disse, então, a líder do BE.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório