Meteorologia

  • 11 DEZEMBRO 2018
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 14º

Edição

PSD quer saber se há reforço de apoio consular a portugueses em Alberta

O deputado do PSD José Cesário, eleito pelo círculo fora da Europa, perguntou hoje ao Governo se admite a criação de um escritório consular de apoio à comunidade portuguesa em Alberta, província no Canadá.

PSD quer saber se há reforço de apoio consular a portugueses em Alberta
Notícias ao Minuto

14:04 - 15/11/18 por Lusa

Política Canadá

Na pergunta endereçada ao ministro dos Negócios Estrangeiros, José Cesário expõe que o apoio consular para a comunidade portuguesa em Alberta tem sido feito pelo Consulado Geral de Vancouver, a mais de mil quilómetros de distância.

"Admite o Governo criar na Província de Alberta, nomeadamente em Edmonton, um escritório consular para servir a numerosa comunidade portuguesa ali existente?", perguntou José Cesário ao Governo, criticando a atual forma de apoio.

Na ótica do deputado, esta situação "torna muito difícil" o acompanhamento diplomático e administrativo à comunidade portuguesa.

Segundo José Cesário, os membros da comunidade portuguesa em Alberta gastam "pelo menos dois dias úteis de trabalho sempre que se veem obrigados a tratar de qualquer documento oficial".

O representante alertou ainda que o Consulado Honorário em Edmonton, capital da província de Alberta, não possui competências na área do registo civil, ou meios humanos e técnicos para tal.

José Cesário interpelou ainda o Governo quanto à possibilidade de "aumentar significativamente o número de permanências consulares" na província de Alberta.

Em maio de 2016, a então cônsul-geral de Vancouver, Maria João Boavida Urbano, disse à Lusa que havia cerca de 18 mil portugueses e lusodescendentes em Alberta - província que também representava -, estando concentrados, maioritariamente, nas cidades de Edmonton e Calgary.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório