Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

"Falta qualidade" ao curso de Cinema da Universidade da Beira Interior

O Bloco de Esquerda (BE) anunciou hoje que questionou o Governo sobre a alegada falta de qualidade do curso de Cinema na Universidade da Beira Interior (UBI), acusação que a instituição rejeita liminarmente.

"Falta qualidade" ao curso de Cinema da Universidade da Beira Interior
Notícias ao Minuto

13:14 - 26/10/18 por Lusa

Política Bloco de Esquerda

Na pergunta que apresentou na Assembleia da República e cujo teor deu a conhecer à agência Lusa, o BE garante que tem recebido "várias queixas sobre a qualidade do curso", com destaque para a "falta de equipamentos adequados" e "desadequação pedagógica".

Contactado pela Lusa, o reitor desta instituição de ensino superior sediada na Covilhã, distrito de Castelo Branco, António Fidalgo, rejeitou a acusação e garantiu que a qualidade do curso está assegurada e que é reconhecida pelas entidades competentes.

"Não reconheço qualquer validade a essas queixas. A qualidade do curso está assegurada, e muito bem assegurada, quer pela qualidade do ensino ministrado na UBI, quer pelo conhecimento, empenho e profissionalismo do corpo docente. Aliás, isso tem sido reconhecido pelas agências de avaliação, que têm avaliado esse curso muito positivamente", frisou.

De acordo com o referido pelo BE, as queixas referem-se "sobretudo à falta de equipamentos adequados para que o curso seja ministrado, nomeadamente câmaras de cinema, estando outro equipamento avariado ou sendo antiquado e/ou de má qualidade.

Outro dos aspetos apontados pelos bloquistas é a "desadequação pedagógica, nomeadamente nos currículos de algumas disciplinas de pouca utilidade no contexto do curso, pouco trabalho em projeto e falta de formação em algumas das técnicas e ferramentas atuais da produção cinematográfica".

A "ausência de prática nas várias funções da produção cinematográfica" é outro dos pontos expostos no documento, que questiona o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior sobre se tem conhecimento das condições em que o curso funciona e sobre a avaliação que foi feita a este curso no âmbito da avaliação das unidades de ensino superior.

O BE também quer saber se "existe alguma medida prevista para resolver os seus problemas de funcionamento".

Na resposta dada à Lusa, o reitor da UBI salientou ainda que "não se pode confundir um curso de ensino superior com um curso de formação profissional" e lembrou que os cursos universitários têm de "ter obrigatoriamente uma grande solidez teórica aliada à componente mais prática, o que acontece neste caso".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório