Meteorologia

  • 19 OUTUBRO 2018
Tempo
18º
MIN 18º MÁX 19º

Edição

Estes são os concelhos que têm os eleitores mais assíduos

Ao contrário do que se poderia esperar, não são os grandes centros urbanos os que contam com uma maior taxa de participação eleitoral.

Estes são os concelhos que têm os eleitores mais assíduos
Notícias ao Minuto

23:00 - 18/09/18 por Patrícia Martins Carvalho 

Política Eleições

No âmbito das comemorações do Dia Internacional da Democracia (dia 15 de setembro), a Marktest analisou os dados da Comissão Nacional de Eleições e da Secretaria-geral do Ministério da Administração Interna para perceber que concelhos têm os eleitores mais participantes.

Tendo por base as eleições europeias de 2014, as legislativas de 2015, as presidenciais de 2016 e as autárquicas de 2017 é possível concluir que os três concelhos com maior participação dos eleitores situam-se no centro geodésico de Portugal.

Por outras palavras são os concelhos de Vila de Rei, Sardoal e Mação os que apresentaram uma maior taxa participativa dos eleitores nos sufrágios dos últimos anos.

Enquanto Vila de Rei dominou nas eleições europeias e presidenciais, o Sardoal teve uma maior taxa de participação eleitoral no sufrágio legislativo que deu origem à Geringonça.

Em termos gerais, os mesmos dados demonstram que os eleitores mobilizam-se mais para votar nas eleições legislativas e autárquicas (taxa de participação de 55,8% e 55%, respetivamente), enquanto as europeias contam apenas com uma participação dos eleitores na ordem dos 33,7%.

A análise dos mesmos números permitiu ainda concluir que a taxa de participação eleitoral tem vindo a diminuir na maioria das eleições realizadas em Portugal.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório