Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Governo "nem sempre esteve à altura da sua responsabilidade", acusa Bloco

A coordenadora do BE defendeu hoje que "contas certas não é um défice zero" para lançar o PS nas eleições e o ministro das Finanças "nas suas ambições europeias", acusando o Governo de irresponsabilidade quando recuou em investimentos necessários.

Governo "nem sempre esteve à altura da sua responsabilidade", acusa Bloco
Notícias ao Minuto

20:45 - 02/09/18 por Lusa

Política Catarina Martins

No discurso de encerramento do Fórum Socialismo 2018, a rentrée bloquista que decorreu em Leiria, Catarina Martins garantiu que, "para o BE, contas certas são essenciais", mas não podem passar por "um défice zero, para Bruxelas ver, quando falta o essencial na CP ou no Serviço Nacional de Saúde".

A líder do BE considerou que o Governo "nem sempre esteve à altura da sua responsabilidade" e chegou mesmo a ser "irresponsável de cada vez que virou as costas a uma emergência social", "deixou na gaveta uma despesa necessária" ou "deixou que o investimento público caísse para mínimos históricos".

"E o mais grave é que a razão para esses recuos não foi a limitação de recursos. Sabem porque recuou o PS? Para poder garantir um 'outdoor' de campanha eleitoral que diga, para dentro e para fora, 'conseguimos o défice zero'. Um outdoor que lance o PS nas eleições nacionais e Mário Centeno nas suas ambições europeias", criticou.

Catarina Martins recusa assim "o endeusamento do défice zero", que diz ser "a validação da retórica da direita 'austeritária' que não foi nem será solução para o país".

"Disfarçar o défice das contas aumentando o défice social e depauperando serviços públicos, destruindo a capacidade do Estado de responder às populações, é irresponsável", criticou.

Responsabilidade, na opinião da líder bloquista, teve o BE ao "apresentar soluções para problemas, responder às urgências das pessoas e ir até ao fim".

"Ao contributo decisivo do Bloco de Esquerda se devem muitas das medidas que fazem hoje parte da nossa vida e que o Governo, em boa hora, assumiu e adotou", sublinhou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório