Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

“Enquanto não abastardarem o Panteão Nacional não descansam”

Vereadora do PSD Sofia Vala Rocha diz ser contra a trasladação de Zeca Afonso para o Panteão Nacional, como propôs esta semana a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

“Enquanto não abastardarem o Panteão Nacional não descansam”
Notícias ao Minuto

21:19 - 22/08/18 por Melissa Lopes

Política Sofia Vala Rocha

A Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) propôs a trasladação dos restos mortais do músico Zeca Afonso para o Panteão Nacional, mas a ideia não está a ser bem acolhida por algumas vozes que já se levantaram contra.

A vereadora do PSD Sofia Vala Rocha utilizou a rede social Twitter para partilhar a sua opinião sobre a questão.

Panteão Nacional. Sou contra Sá Carneiro, sou contra Soares, sou contra Zeca Afonso. Sou contra os dois anos. Estejam quietos. Deixem pousar. Pensem. Com tempo”, escreveu.

Numa publicação anterior atirou: “Enquanto não abastardarem o Panteão Nacional não descansam”.

Ascenso Simões, deputado do PS, por outro lado, sublinhou o facto de a SPA ter proposto a trasladação de Zeca Afonso para o Panteão sem consultar a família primeiro. “São o melhor do comunismo, o partido decide e cumpre-se. Mesmo que o grande compositor tivesse feito saber que queria campa rasa, isso nada importa”, apontou.

A viúva do compositor já se pronunciou sobre a iniciativa da SPA afirmando-se surpreendida com a proposta. Foi "uma surpresa e vamos decidir", disse Zélia Afonso, em declarações à agência Lusa, sublinhando, contudo, que José Afonso pediu para ser sepultado em campa rasa.

"A única coisa que eu posso acrescentar é dizer que foi uma surpresa e que o Zeca pediu que fosse [sepultado] em campa rasa, em Setúbal, e eu estou determinada a que assim permaneça", ressalvando, no entanto, que há mais pessoas na família.

No comunicado difundido esta quarta-feira, a SPA referia-se a Zeca Afonso como "uma das figuras mais marcantes da história da vida cultural e artística portuguesa" e justificava a proposta de trasladar os restos mortais do artista para o Panteão Nacional: "É este o tributo e é esta homenagem que Portugal deve a quem como mais ninguém o soube cantar em nome dos valores da liberdade, da democracia, da cultura e da cidadania". 

Assim, a SPA "assume publicamente o compromisso de lutar por este legítimo e inadiável ato de consagração que deverá coincidir com os 90 anos do nascimento [de Zeca Afonso] e com os 45 anos do 25 de Abril".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório