Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

A praga da batata anda “imparável”. "O que foi feito até agora?"

A questão é lançada pelo deputado do PCP, Miguel Viegas, à Comissão Europeia.

A praga da batata anda “imparável”. "O que foi feito até agora?"
Notícias ao Minuto

16:28 - 11/07/18 por Filipa Matias Pereira

Política Miguel Viegas

A praga da batata anda “imparável”. A expressão é do deputado do PCP, Miguel Viegas, membro da Comissão da Agricultura do Parlamento Europeu (PE), que aproveita a oportunidade para questionar a Comissão Europeia sobre o tema.

A propagação da Tecia Solanívora, conhecida como a praga da traça da Guatemala ou praga da batata, “está descontrolada em Espanha”, refere o comunicado enviado às redações, acrescentando ainda que as autoridades espanholas registaram também a presença do inseto no município de Ourense.

Há, ainda, casos de produtores que, “por recearem perder as culturas, evitam comunicar o surto às autoridades”, denuncia.

Ao todo, já foram afetados 33 municípios espanhóis, destruídas mais de 400 toneladas de batatas infetadas e o Governo da Galiza – Xunta da Galicia – já ajudou 1.323 agricultores. Porém, acrescenta o comunicado, as autoridades galegas não estão a conseguir controlar o inseto, “que facilmente pode atravessar a fronteira através da exportação dos tubérculos e da semente”.

Com efeito, Miguel Viegas questiona a Comissão Europeia: “O que foi feito até agora e que medidas estão a ser postas em prática para evitar que esta praga contamine os restantes Estados Membros e, em particular, Portugal, país vizinho de Espanha?

Para lá disso, o deputado do PCP pretende saber ainda que “apoios existem para compensar as perdas e evitar que haja receio dos produtores em comunicar os focos às autoridades sanitárias".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório