Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

MPT indica José Inácio Faria para cabeça-de-lista nas europeias de 2019

A direção do Partido da Terra (MPT) convidou o eurodeputado José Inácio Faria para ser o cabeça de lista do partido nas eleições de 2019 ao Parlamento Europeu, disse à Lusa o presidente do MPT, Luís Vicente.

MPT indica José Inácio Faria para cabeça-de-lista nas europeias de 2019
Notícias ao Minuto

21:57 - 30/06/18 por Lusa

Política Anúncio

Eleito pela primeira vez nas europeias de 2014, com o advogado Marinho e Pinto no primeiro lugar da lista, que depois se desvinculou do MPT e fundou outro partido, José Inácio Faria, jurista, foi o anterior presidente do partido.

Luís Vicente falava à Lusa no final do XI Congresso do partido, extraordinário, realizado em Pombal, para aprovar o "programa político" proposto pela direção eleita em fevereiro passado.

Aprovado por "larga maioria, com quatro abstenções e um voto contra", o programa "é um regresso às origens do MPT, ao legado do arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles e de Afonso Cautela (falecido na sexta-feira)", fundadores do partido em 1993.

"Somos um partido ecologista, eu diria que somos o único partido ecologista que existe em Portugal, somos um partido humanista, que luta por uma relação sustentável entre as comunidades humanas e a natureza, pacifista e um partido que defende as identidades de género", disse Luís Vicente.

O programa político sufragado hoje assume as "questões ecológicas e de conservação da natureza" como prioridades, elegendo a tolerância, a solidariedade, a igualdade, o humanismo e o pacifismo entre os seus "valores e causas".

Nas eleições europeias de 2014, o MPT conseguiu eleger dois deputados para o Parlamento Europeu e foi mesmo a quarta força política do sufrágio, só atrás de PS, PSD/CDS-PP e PCP/PEV, atingindo 234.603 votos (7%), embora tendo como cabeça de lista o mediático advogado Marinho e Pinto que, entretanto, fundou do Partido Democrático Republicano.

Já nas eleições legislativas de 2015, o MPT ficou-se pela 11.º posição, com escassos 22.596 votos (0,42%).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório