Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

CDS XXI quer congresso extraordinário após derrota de vice de Cristas

A tendência CDS XXI criticou hoje alegadas irregularidades na eleição para a distrital do Porto e exigiu um congresso nacional extraordinário para os militantes "decidirem, em consciência e liberdade, o seu futuro".

CDS XXI quer congresso extraordinário após derrota de vice de Cristas
Notícias ao Minuto

13:47 - 17/06/18 por Lusa

Política Tendências

A posição é assumida, em comunicado, por Pedro Borges de Lemos, da tendência CDS XXI, num comentário à eleição de Fernando Barbosa, que derrotou Cecília Meireles, deputada e vice-presidente da direção do partido de Assunção Cristas, na disputa pela distrital do Porto.

A vitória de Fernando Barbosa "representa, antes de mais nada, o bom êxito da democracia, mas traduz também o princípio do fim de uma linha de ação autoritária e impudica prosseguida por Assunção Cristas", lê-se no comunicado.

Depois, refere-se a uma "ocultação fraudulenta de informação e eliminação ilegal de votantes" do Juventude Popular (JP) e Federação dos Trabalhadores Democrata-Cristãos (FTDC) para dizer que "representa o que de pior existe num partido".

O silêncio da presidente do CDS é, para este militante, "indiciador de conduta culposa", o que leva a pedir a convocação de um congresso.

"Já que não foi ilidida a presunção de culpa por parte de Assunção Cristas em todo este processo cuja gravidade não tem precedentes no partido, exige-se a convocação de um congresso extraordinário para que os militantes possam decidir, em consciência e liberdade, o seu futuro", lê-se no comunicado.

Fernando Barbosa, até agora vice-presidente da distrital do CDS/Porto, venceu as eleições de sábado à liderança daquele órgão, derrotando a vice-presidente do partido, Cecília Meireles.

De acordo com fonte da distrital, Barbosa obteve 979 votos na votação para a comissão política e Cecília Meireles 672, ao passo que a candidatura do vencedor aponta para um triunfo por cerca de 60% dos votos, num distrito que conta com cerca de 6.500 militantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório