Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Um "fiasco". Bloco propõe projeto de lei para acabar com Vistos Gold

Bloquistas consideram que os Vistos Gold foram um “fiasco” na criação de emprego e que têm, aliás, contribuído para a proliferação da criminalidade económica e a especulação imobiliária nas grandes cidades.

Um "fiasco". Bloco propõe projeto de lei para acabar com Vistos Gold
Notícias ao Minuto

11:00 - 14/06/18 por Melissa Lopes

Política Propostas

O Bloco de Esquerda apresenta esta quinta-feira um projeto de lei na Assembleia da República no qual pede o fim dos Vistos Gold, criados em 2012 pelo governo PSD/CDS. 

“Anunciados como mecanismo de apoio ao investimento estrangeiro criador de emprego em Portugal, os Vistos Gold mostraram ser, na prática, um autêntico fiasco na criação de postos de trabalho”, refere o partido na sua página, Esquerda.net, citando a fundamentação da proposta apresentada pelo deputado  José Manuel Pureza.

O bloquista aponta o exemplo do mês passado, quando dos 120 Vistos Gold atribuídos, 114 foram por via da aquisição de imóveis.

O partido argumenta que, apesar de Paulo Portas, então ministro, ter garantido em 2014 que os Vistos Gold “não são lavagem de dinheiro”, uma vez que são um instrumento para “pôr a economia a funcionar e gerar emprego”, os dados revelados no mês passado mostram que, em outubro de 2012, só 11 dos 6.279 Vistos Gold atribuídos corresponderam a criação de emprego.

Além do imobiliário de luxo, há também aquisições de prédios nos centros históricos de Lisboa e Porto, que, denuncia o partido, "serviram para despejar os seus moradores e que nalguns casos são transformados em alojamento local ou ficam vazios".

“O fim do instituto dos Vistos Gold terminará com algo que favorece a criminalidade económica, porá fim a uma das principais causas da especulação imobiliária e acabará com um privilégio injustificado que atira uns para um pesadelo burocrático, enquanto estende a passadeira vermelha a outros”, frisa o projeto de lei bloquista.

O texto cita a intervenção da eurodeputada socialista Ana Gomes, que classificou estes vistos como “um esquema de importação da corrupção e da criminalidade organizada para a União Europeia”.

A proposta de lei fala ainda de uma situação de "discriminação inaceitável entre cidadãos de primeira - a quem tudo é facilitado por força da posse de bens materiais, sem cuidar sequer da respetiva origem e natureza – e cidadãos de segunda – pessoas que trazem consigo apenas a sua força de trabalho e a quem a lei e a prática administrativa impõem sucessivos obstáculos e restrições à entrada e permanência no nosso país”. 

Até ao fim de 2017, detalha ainda o Bloco de Esquerda, a maior parte dos beneficiários dos Vistos Gold veio da China (3.854), seguindo-se o Brasil (553), África do Sul (246), Rússia (219) e Turquia (213).

Entretanto, Catarina Martins pronunciou-se já esta quinta-feira sobre o tema, reiterando que os Vistos Gold apenas promovem a especulação imobiliária e o crime económico.

"Foi dito que era uma forma de atrair investimento para Portugal, isso está provado que não é verdade. Dos mais de 5.000 vistos 'gold' que foram pedidos, só nove serviram para criar emprego, a generalidade dos vistos 'gold' são transferências de capital ou compra de imobiliário", afirmou a coordenadora bloquista, em Faro, à margem da sua participação numa concentração de trabalhadores rodoviários do Algarve em greve por melhores salários.

O país "não pode abrir as portas a um esquema que está provado que só cria especulação imobiliária e abriga crime económico", fez sobressair Catarina Martins.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório