Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Verdes questionam Governo sobre vales de desconto em troca de garrafas

Grupo parlamentar quer que Ministério do Ambiente esclareça a possibilidade de dar vales com descontos a consumidores que devolvam garrafas de plástico.

Verdes questionam Governo sobre vales de desconto em troca de garrafas
Notícias ao Minuto

11:30 - 11/06/18 por Natacha Nunes Costa

Política Ambiente

Os Verdes querem que o Governo esclareça tudo sobre a possibilidade de promover a devolução de garrafas de plástico por parte dos consumidores, em troca de um vale correspondente a um determinado valor a descontar numa superfície comercial.

De acordo com um comunicado enviado pelo grupo parlamentar do PEV ao Notícias ao Minuto, perante o anúncio desta medida, que está ainda em estudo, é preciso esclarecer várias questões como por exemplo se os vales só podem ser descontados em grandes superfícies ou também podem ser utilizados no comércio local.

Outra das questões que Os Verdes querem ver esclarecidas é os custos das máquinas necessárias para proceder à troca das garrafas de plástico por um vale de desconto e quem fará esse investimento.

Para o grupo parlamentar, estas medidas visam apenas um alargamento da recolha seletiva de garrafas de plástico e não a redução do uso das mesmas, algo que para o PEV é estritamente necessário.

“Não se pode pedir a um consumidor para reduzir o consumo de plástico, quando para adquirir produtos como leite ou iogurtes é praticamente obrigado a trazer plástico e cartão absolutamente dispensável. São muitas vezes questões que não são opção do consumidor, mas sim imposições de mercado”, lê-se no documento.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório