Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Líderes de oito religiões unidos contra a eutanásia reúnem-se com Marcelo

Representantes de oito comunidades religiosas, com "perspetivas distintas" sobre muitas matérias, estiveram hoje reunidos com o Presidente da República, a quem transmitiram estar "absolutamente convergentes" em relação à eutanásia que consideram ser "um retrocesso civilizacional".

Líderes de oito religiões unidos contra a eutanásia reúnem-se com Marcelo
Notícias ao Minuto

13:35 - 24/05/18 por Lusa

Política Projeto de lei

Católicos, evangélicos, judeus, muçulmanos, hindus, ortodoxos, budistas e adventistas pediram para ser recebidos por Marcelo Rebelo de Sousa para manifestar a sua posição contra a eutanásia, no âmbito dos projetos de lei para despenalizar e regular a morte medicamente assistida em Portugal, que serão debatidos e votados na próxima semana na Assembleia da República.

"As nossas perspetivas podem ser distintas, como de facto são, mas aqui neste ponto são absolutamente convergentes", afirmou o cardeal patriarca Manuel Clemente, à saída do encontro no Palácio de Belém, que durou mais de uma hora.

O cardeal patriarca defendeu que Portugal deve seguir o exemplo de "outras sociedades democráticas e evoluídas", que optaram por desenvolver os cuidados paliativos de forma a "chegar a todos para que possam ter uma base sólida para o futuro".

Já o pastor Jorge Humberto, da Aliança Evangélica Portuguesa, classificou a eutanásia de "retrocesso civilizacional", defendendo também que a solução deve passar por "cuidados paliativos ao alcance de todos os cidadãos em Portugal".

O pastor acrescentou que o tema "não pode ser um assunto de algumas pessoas apenas: As religiões têm um sério contributo a dar no sentido da dignificação e dignidade da vida".

Os 16 representantes das oito religiões mostraram-se hoje unidos: "Estamos juntos para ter a mesma voz", acrescentou o sheik David Munir, líder da Mesquita Islâmica Central de Lisboa.

"Espero que cuidemos mais das pessoas que precisam dos nossos cuidados do que os abandonemos", acrescentou o sheik Munir, sublinhando também a necessidade de "valorizar a vida e dar mais ênfase aos cuidados paliativos".

O rabino Natan Peres, da Comunidade Israelita de Lisboa, saudou o facto de a eutanásia ter conseguido juntar diferentes religiões e mostrar que "as religiões em Portugal podem unir-se" e trabalhar juntas.

Pela voz do pastor Jorge Humberto foi ainda transmitida a posição em relação à realização de um referendo: "Seria uma excelente opção", resumiu.

"Sempre que o povo se pronuncia, com certeza que é um ato de democracia e com certeza que é uma forma de perceber claramente, sem qualquer tipo de manipulação aquilo que vai no sentimento e no coração das pessoas. O referendo seria uma excelente opção", concluiu o pastor da Aliança Evangélica Portuguesa.

O Presidente da República recebeu esta manhã 16 representantes de oito religiões, estando agendado para o final da tarde um encontro com Júlio Meirinhos, grão-mestre da Grande Loja Regular de Portugal (GLRP) e Isabel Corker, grã-mestre da Grande Loja Feminina de Portugal.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório