Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

"Governo não se pode contentar com uma dotação purianual inferior"

Anterior Quadro Financeiro era de 25 mil milhões de euros.

"Governo não se pode contentar com uma dotação purianual inferior"
Notícias ao Minuto

12:01 - 30/04/18 por Natacha Nunes Costa

Política Berta Cabral

A deputada do PSD/Açores, Berta Cabral, advertiu o Governo para a necessidade de não permitir a diminuição de fundos no próximo Quadro Financeiro Plurianual.

De acordo com um comunicado enviado pelo PSD/Açores ao Notícias ao Minuto, a social-democrata garante que “o Governo não se pode contentar com uma dotação purianual inferior à do último Quadro Financeiro” que foi de 25 mil milhões de euros.

Para Berta Cabral, a negociação do próximo Quadro Financeiro Plurianual da UE “irá decorrer num contexto peculiar, dada a nova realidade, decorrente do denominado Brexit, com fortes implicações no Orçamento da União Europeia", bem como "pelo conjunto de novas prioridades estratégicas, sem comprometer a politica de coesão, que é a base da estabilidade do projeto europeu".

Por isso é “indispensável manter uma política de coesão forte, que permita a convergência das economias menos desenvolvidas, corrigindo as assimetrias decorrentes de diferenças permanentes, como é o caso das Regiões Ultraperifericas (RUP)".

A deputada do PSD considera que é "fundamental responder aos novos desafios europeus, com especial destaque para as alterações climáticas, a segurança e defesa - incluindo a cibersegurança - e as migrações, entre outras" e que por isso, o valor dos fundos do Quadro Financeiro Plurianual de 2030 não pode ser inferior ao de 2020.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório