Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Mudança de género: "Direitos Fundamentais ainda negados pelo Estado"

A Associação ILGA Portugal – Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo reagiu em comunicado ao resultado da votação que, esta sexta-feira, teve lugar na Assembleia da República.

Mudança de género: "Direitos Fundamentais ainda negados pelo Estado"
Notícias ao Minuto

20:44 - 06/04/18 por Patrícia Martins Carvalho

País ILGA

No dia em que foi aprovada na especialidade a proposta de lei que permite a mudança de sexo e de nome no registo civil aos 16 anos e proíbe as cirurgias a crianças e bebés intersexo, a ILGA congratula-se com a posição dos deputados.

No entanto, ressalva a associação em comunicado, é preciso que se “aprove a proposta em Votação Final Global, reunindo o maior número de votos favoráveis num Parlamento que, da esquerda à direita, já se uniu em vários momentos desta legislatura para dar passos decisivos e marcantes para a História dos Direitos das Pessoas LGBTI”.

Esta situação é tão ou mais importante dado que “em causa estão Direitos Fundamentais ainda negados pelo Estado e que estão dependentes dos votos conscientes e humanos de todos os deputados e deputadas”. 

“Pedimos por isso que recordem os testemunhos gritantes das pessoas cujas vidas estão dependentes desta alteração legislativa”, diz Daniela Bento, membro da Direção da ILGA Portugal e coordenadora do GRIT - Grupo de Reflexão e Intervenção Trans da associação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório