Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 26º

RASI 2017: Criminalidade geral subiu, mas violenta e grave desceu

O Governo fez o primeiro balanço do Relatório Anual de Segurança Interna de 2017.

RASI 2017: Criminalidade geral subiu, mas violenta e grave desceu
Notícias ao Minuto

12:35 - 28/03/18 por Inês André de Figueiredo

País Eduardo Cabrita

Eduardo Cabrita, ministro da Administração Interna, fez um balanço do Relatório Anual de Segurança Interna [RASI] e explicou os pontos positivos e negativos do ano 2017, em que a criminalidade geral sofreu um aumento, mas em que a criminalidade violenta e grave diminui.

De acordo com o Governo, é possível identificar uma "tendência de redução da criminalidade violenta e grave", que reduziu um 8,7% e que corresponde a menos de 5% (4,4%) de toda a criminalidade registada". 

O ministro destacou, portanto, "a consolidação de uma tendência de redução" da criminalidade violenta e grave "que se vem verificando na última década".

Por outro lado, a criminalidade geral aumentou 3,3% e o ministro explicou as razões que levaram a estes valores. "Deve-se fundamentalmente à evolução de três tipologias de crime: o crime de moeda falsa, o crime relacionado com os incêndios florestais e nos crimes de ‘outras burlas'".

Nos crimes de incêndio florestal, registou-se um crescimento de 27,8%, algo que foi agravado por um ano trágico no que toca a fogos postos.

Os últimos crimes têm a ver com "fenómenos que afetam os consumidores e relativamente aos quais serão adotadas medidas de prevenção específica", garantiu o governante.

O RASI 2017 será entregue ainda hoje na Assembleia da República.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório