Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Coligação PSD/CDS-PP de Gondomar reivindica passagem do metro por Valbom

A coligação PSD/CDS-PP de Gondomar, oposição ao executivo de maioria socialista, reivindicou hoje uma alternativa ao atual desenho de linha de metro apresentado para o município, pedindo que a "mobilidade interna tenha prioridade face à mobilidade circular".

Coligação PSD/CDS-PP de Gondomar reivindica passagem do metro por Valbom
Notícias ao Minuto

18:19 - 05/03/18 por Lusa

País Metro Lisboa

Em declarações à agência Lusa, à margem de uma visita à freguesia de Valbom, o vereador do PSD/CDS-PP, Rafael Amorim, defendeu que "Gondomar tem de estar na crista da onda" no que se refere a negociações sobre o futuro traçado de metro e apelou a que "todos os partidos remem para o mesmo lado".

Rafael Amorim quer que a freguesia de Valbom seja contemplada com linha de metro, apontando que "já que a reprogramação [dos fundos do] Portugal 2020, quanto às linhas de metro, só vai beneficiar os municípios do Porto e Vila Nova de Gaia [referindo-se à criação da linha 'rosa' entre a Casa da Música e S. Bento, no Porto, e à expansão da linha ?amarela' em Gaia] é altura dos gondomarenses se fazerem ouvir e afirmarem a sua voz".

"Um traçado antigo, em Gondomar, incluía Valbom. Mas, entretanto, o PS, quando foram anunciadas as linhas novas - amarela e rosa - disse que para mais tarde ficava Gondomar e apresentou novo traçado, abandonando o inicial. Ora o novo só privilegia a mobilidade circular - a chegada de Gondomar ao Porto - e não a interna, ou seja a necessária às populações do concelho", disse Rafael Amorim.

O vereador quer que em Valbom o metro passe, por exemplo, pela zona das piscinas como, referiu, estava previsto no traçado antigo e pede um "consenso político" por parte de todos os partidos para que nas negociações do pós-2020 esta posição "ganhe força".

"Se vamos ter de esperar e não vamos ter metro nas próximas décadas, então acho que Gondomar tem de ser ressarcido. Gondomar tem de ter uma compensação que do nosso ponto de vista é fechar o círculo Fânzeres/S.Cosme e fazer S. Cosme/Porto mas passando, como originalmente estava pensado, por Valbom", apontou o vereador.

Esta não é a primeira vez que Rafael Amorim defende esta tese uma vez que, e conforme se lê em comunicado, durante a campanha eleitoral das autárquicas de 2017 o então candidato pela coligação Gondomar no Coração (PSD/CDS-PP) desafiou os adversários para "um acordo de regime".

"Essa nunca foi a vontade do atual executivo do PS que, juntamente com o atual Governo do PS, apoiado pelo PCP, Bloco de Esquerda e PEV optaram por transferir para as próximas décadas uma possível ligação entre São Cosme/Porto via Valbom", lê-se na nota hoje distribuída.

No comunicado também é defendido que "o atual executivo do PS na câmara de Gondomar deve aproveitar a atual conjuntura política/económica", sendo lembrado que o atual governo é socialista, bem como o presidente da Área Metropolitana do Porto e o coordenador Metropolitano dos Transportes, referendo-se a Eduardo Vítor Rodrigues, autarca de Gaia, e Marco Martins, presidente da câmara de Gondomar, respetivamente.

"Deve ser reivindicado um projeto verdadeiramente estruturante para a nossa população", lê-se no texto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório