Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Mar galgou a costa na Trafaria. Há casas inundadas e estradas cortadas

A estrada de acesso à Cova da Vapor, Trafaria, permanecerá encerrada, pelo menos, até amanhã. Foi, por isso, "criado um acesso alternativo" para os moradores.

Mar galgou a costa na Trafaria. Há casas inundadas e estradas cortadas
Notícias ao Minuto

16:07 - 01/03/18 por Filipa Matias Pereira com Ana Lemos

País Almada

Ao início da tarde desta quinta-feira, as autoridades receberam um alerta de que o mar galgou a costa no Bairro do 2º Torrão, no sul da Trafaria, Almada. 

Contactada pelo Notícias ao Minuto, fonte da Polícia Marítima da Costa de Caparica confirmou que a intensidade dás águas do mar fez com que pedras fossem arrastadas para a zona costeira.

Ora, face às circunstâncias, algumas habitações nas imediações "sofreram danos materiais", como casas inundadas, confirmou a mesma fonte.

A situação ocorreu na sequência "do pico da maré" e prevê-se que nas próximas horas a ondulação do mar diminua de intensidade. 

Ainda assim, a Câmara Municipal de Almada informa, em comunicado enviado às redações, que "por motivos de segurança" a estrada de acesso à Cova da Vapor, Trafaria, "vai permanecer, para já, encerrada".

"Amanhã, [dia] 2 de março, e logo que as condições do mar o permitam, a Proteção Civil Municipal irá fazer uma nova avaliação dos danos e definir quais as condições necessárias para a reabertura da referida via", diz a autarquia, informando ainda que "foi criado um acesso alternativo para os moradores da Cova do Vapor".

Face às condições meteorológicas adversas, "durante as próximas horas e toda a noite", vão continuar no terreno "as diversas equipas da proteção civil de Almada (...) para acompanhar a situação - Bombeiros, Serviço Municipal de Proteção Civil, GNR e Autoridade Marítima.

[Notícia atualizada às 17h51]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório