Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Trânsito condicionado no Túnel do Marão devido a incêndio num automóvel

O trânsito no Túnel do Marão encontra-se condicionado na galeria sul, sentido Amarante-Vila Real, devido a um incêndio num automóvel, disse fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).

Trânsito condicionado no Túnel do Marão devido a incêndio num automóvel
Notícias ao Minuto

12:43 - 21/02/18 por Lusa

País Infraestruturas

O alerta foi dado às 11:52 e o incidente ocorreu na galeria sul (sentido Amarante -Vila Real).

O trânsito chegou a estar cortado nos dois sentidos, mas segundo a fonte, na galeria norte (Vila Real-Amarante) já se circula normalmente e a galeria sul encontra-se com uma das vias condicionada.

O automóvel ardeu cerca de um quilómetro depois da entrada na infraestrutura, o fogo foi ainda combatido pelo proprietário que usou um extintor e depois auxiliado pelo operador da unidade móvel afeta ao Túnel do Marão.

O protocolo de Emergência Interno foi ativado e para o local foram acionados os bombeiros de Vila Real e de Amarante. O incêndio foi dado como extinto às 12:15.

No local encontra-se a GNR e decorrem os procedimentos para a limpeza da via.

Este é já o terceiro incidente do género que ocorre dentro do túnel de 5.665 metros, inserido na Autoestrada 4 (A4).

A 11 de junho ardeu um autocarro e, dois meses depois, ardeu também um carro ligeiro dentro do túnel. Nos dois casos não se registaram vítimas, contudo, a infraestrutura ficou fechada ao trânsito por diferentes períodos de tempo.

Na sequência do primeiro incidente, o secretário de Estado da Proteção Civil ordenou a realização de um inquérito pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

As conclusões deste inquérito foram conhecidas na semana passada e revelam um "hiato temporal" de 36 minutos entre o alerta inicial e o início do combate e aconselha uma revisão dos procedimentos para agilizar a chegada dos meios.

O relatório referiu ainda que é preciso "aperfeiçoar os procedimentos previstos em matéria de evacuação" e aponta situações caricatas como o número de telefone do contato da IP estar errado no Plano de Intervenção da infraestrutura rodoviária.

Entretanto, o Governo determinou precisamente a revisão "com urgência" e até 31 de março dos plano de Emergência Interno do e de Intervenção no Túnel do Marão, ainda elaboração de um Plano de Prevenção, e a posterior realização de um simulacro de incêndio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório