Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Detetados quatro casos de legionella no Hospital CUF Descobertas

Quatro casos de doença dos legionários foram detetados no Hospital CUF Descobertas, em Lisboa, anunciou hoje a diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

Detetados quatro casos de legionella no Hospital CUF Descobertas
Notícias ao Minuto

13:54 - 28/01/18 por Lusa

País DGS

"Todos os doentes são mulheres e todas se encontram estáveis", adianta Graça Freitas num comunicado publicado no site da DGS.

As autoridades de saúde, em articulação com o conselho de administração do Hospital CUF Descobertas e em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge "iniciaram a necessária intervenção junto do Hospital", estando a ser aplicadas as medidas necessárias para interromper a transmissão, adianta.

Segundo Graça Freitas, a intervenção das autoridades de saúde visa assegurar "o diagnóstico e tratamento dos doentes", "o reforço da vigilância epidemiológica" e da "vigilância ambiental" e a "implementação das medidas necessárias para interromper a transmissão".

"As medidas enunciadas estão já a ser aplicadas", vinca a diretora-geral da Saúde no comunicado, adiantando que "as entidades envolvidas continuam a acompanhar a evolução da situação e a Direção-Geral da Saúde atualizará a informação sempre que necessário".

A bactéria legionella é responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia. A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até 10 dias.

A infeção pode ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada. Apesar de grave, a infeção tem tratamento efetivo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório