Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Vespa asiática ou ninho? Atenção, é assim que deve proceder

A GNR alerta para a necessidade de conhecer as vespas e os seus ninhos.

Vespa asiática ou ninho? Atenção, é assim que deve proceder
Notícias ao Minuto

09:42 - 17/01/18 por Inês André de Figueiredo

País GNR

O aumento de vespas velutinas – mais conhecidas como vespas asiáticas – em Portugal tem preocupado as autoridades e, nesse sentido, a Guarda Nacional Republicana (GNR) resolveu lançar um alerta para que a população saiba identificar o seu aspeto e os seus ninhos.

No site do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas é explicado que esta espécie é preocupante em dois sentidos. Primeiro para a saúde pública, já que, “não sendo mais agressivas que a espécie europeia, no caso de sentirem os ninhos ameaçados reagem de modo bastante agressivo, incluindo perseguições até algumas centenas de metros”.

Em segundo lugar, também na “apicultura por se tratar de uma espécie carnívora e predadora das abelhas”.

Deste modo, a GNR apela que caso haja a deteção ou suspeita de existência de um ninho ou exemplares de vespa asiática e que esta seja “comunicada através da linha SOS Ambiente e Território (808 200 520)”.

Perante a informação, a pessoa será elucidada sobre o que fazer mas há alguns procedimentos a ter em conta:

  • A inserção/georreferenciação online do ninho ou dos exemplares de vespa e preenchimento online de um formulário com informação sobre os mesmos, disponível no portal;
  • Preenchimento de um formulário e envio para a Câmara Municipal da área onde ocorreu a observação;
  • Preenchimento de um formulário via Smartphone disponível no portal
  • Solicitar a colaboração da junta de freguesia mais próxima do local de deteção/suspeita para o preenchimento do formulário”.

Uma fotografia da vespa ou do ninho deverá sempre ser anexada para que seja mais fácil perceber se se trata de facto desta espécie. Depois da ‘denúncia’, a Câmara Municipal local dará seguimento ao processo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório