Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Pedrógão Grande: MAI reúne-se hoje com a Associação das Vítimas

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, reúne-se hoje com a presidente da Associação das Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande (AVIPG), Nádia Piazza, para abordar a deliberação da Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Pedrógão Grande: MAI reúne-se hoje com a Associação das Vítimas
Notícias ao Minuto

07:39 - 24/11/17 por Lusa

País Relatório

A reunião, que decorre às 11:30, no Ministério da Administração Interna (MAI), em Lisboa, foi marcada com o objetivo de ser discutida a deliberação da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), que vetou a publicação integral do capítulo seis do relatório elaborado por Domingos Xavier Viegas sobre os incêndios de Pedrógão Grande.

No parecer feito a pedido de Eduardo Cabrita, a CNPD refere que "não autoriza a publicação ou divulgação pública integral do capítulo seis do relatório" do Centro de Estudos sobre Incêndios Florestais da Universidade de Coimbra, considerando que a sua divulgação pública iria expor as pessoas num grau muito elevado, "afetando significativamente os direitos fundamentais ao respeito pela vida privada e à proteção de dados pessoais".

De acordo com a CNPD, os familiares diretos das vítimas podem ter conhecimento parcelar do descrito no capítulo seis do relatório, nas "partes que digam especificamente respeito aos respetivos parentes falecidos".

Apesar do veto, a Comissão Nacional de Proteção de Dados autoriza a publicação de três pontos do capítulo seis, desde que sejam colocados previamente no anonimato "alguns elementos que podem permitir indiretamente a identificação dos intervenientes", exigindo ainda que "cada um dos intervenientes" dê o seu consentimento.

Um dos pontos que pode ser divulgado refere situações de prestação de socorro, que, segundo a CNPD, corresponde "a uma das principais funções públicas e, como tal, sujeito a um reforçado acompanhamento e controlo pela sociedade".

Recorde-se que o próprio autor do estudo, Xavier Viegas, já pediu no passado ao Governo para divulgar o capítulo seis, sublinhando que "era de toda a justiça para o país saber o que se passou". Também a AVIPG já pediu a divulgação do capítulo.

O incêndio que deflagrou em Pedrógão Grande e alastrou a outros concelhos, em junho deste ano, provocou, segundo a contabilização oficial, 64 mortos e mais de 250 feridos. Registou-se ainda a morte de uma mulher que foi atropelada quando fugia deste fogo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório