Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Temperaturas e vento agravam "significativamente" risco de fogos

As temperaturas vão atingir valores acima dos 30 graus Celsius na quinta e sexta-feira "em grande parte do território" o que, aliado à intensificação do vento a partir de sexta-feira, agravará "significativamente" o risco de incêndios florestais.

Temperaturas e vento agravam "significativamente" risco de fogos
Notícias ao Minuto

17:06 - 25/10/17 por Lusa

País IPMA

O alerta foi dado hoje pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) num comunicado, onde adianta que, além do aumento das temperaturas e da intensificação do vento, vão registar-se também valores baixos de humidade no ar.

"Fim de outubro quente e muito seco. Os valores de temperatura estão muito acima dos valores normais para a época, prevendo-se ainda uma pequena subida na quinta e sexta-feira, esperando-se valores de temperatura máxima acima de 30ºC (graus) em grande parte do território", lê-se no comunicado do IPMA.

O Instituto sublinha que, associado a estes valores "muito elevados da temperatura prevê-se, a partir do dia 27, sexta-feira, intensificação do vento, predominando do quadrante leste, e valores muito baixos da humidade relativa do ar, abaixo de 20% na generalidade do território" continental.

"Estas condições meteorológicas, a par de uma situação de seca extrema ou severa e valores extremos de secura dos combustíveis florestais irão agravar significativamente o risco de propagação de incêndios florestais, prevendo-se um número elevado de concelhos nas classes de risco de incêndio elevado a máximo", acrescenta o comunicado.

Esta situação meteorológica explica-se pela persistência de um anticiclone sobre o centro e sul do continente europeu e não deverá ter alterações significativas, pelo menos, por mais uma semana, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório