Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Outono que veste verão. Temperaturas ainda vão chegar aos 35ºC

Continua a saga do tempo quente, agravando uma situação que é de seca severa em mais de 80% do território nacional. Alguém sabe onde se esconde o outono? O verdadeiro?

Outono que veste verão. Temperaturas ainda vão chegar aos 35ºC
Notícias ao Minuto

12:57 - 25/10/17 por Melissa Lopes

País IPMA

O país enfrenta um período preocupante: mais de 80% do território continental está em seca severa. Conhecendo-se as consequências nefastas desta situação, que se tem prolongado outono dentro, estas não são, de facto, boas notícias. De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os próximos dias vão continuar quentes e secos, com as temperaturas a atingirem máximas que ultrapassam a barreira dos 30º Celsius.

Para Lisboa, o IPMA estima temperaturas máximas a rondar os 27ºC, previstos para amanhã e domingo, e os 30ºC, na sexta-feira. As nuvens, essas, não vão fazer companhia ao sol.

Em Santarém, os termómetros vão chegar na sexta-feira aos 35ºC, o dia mais quente para o distrito na previsão a 10 dias do IPMA. Para amanhã está prevista uma máxima de 32ºC, temperatura que se registará também no sábado, descendo apenas dois graus no domingo. As mínimas vão variar entre os 15 e os 17ºC.

Rumando a Sul, em Faro, o que temos é mais do mesmo: sol e temperaturas altas. Para esta quinta-feira está prevista uma máxima de 28ºC. Temperatura que vai aumentando até sábado, dia em que os termómetros vão subir até aos 30ºC. No domingo, pode contar com uma máxima de 27ºC.

No Alentejo, Beja vai registar uma temperatura máxima a rondar os 28ºC e os 31ºC, entre amanhã e domingo. Em Évora, o cenário é muito semelhante, variando mais nas temperaturas mínimas. Se em Beja as mínimas rondam os 14/15ºC, em Évora serão mais baixas, entre os 11ºC e os 15ºC. 

A Norte, o Porto, que habitualmente é mais fresco, não escapa às temperaturas altas. Para amanhã, a máxima será de 25 ºC, mas subirá na sexta-feira até aos 30ºC. No fim de semana, os termómetros vão chegar aos 28ºC, prevendo-se porém uma descida no domingo, para os 25ºC.

No Centro do país, tão afetado pelos incêndios, Castelo Branco vai atingir os 27ºC, amanhã, e os 31ºC, na sexta-feira, tempo quente que se vai manter até domingo. Em Leiria, a máxima de sexta-feira chegará aos 33ºC. Para sábado e domingo estão previstas máximas de 30ºC e 28ºC, respetivamente. As mínimas neste distrito já impõem, contudo, 'algum respeito’: vão rondar os 11/12ºC, fazendo com que a amplitude térmica seja bastante acentuada.

E por falar em amplitudes térmicas, Bragança, apesar de registar máximas de até 30ºC, sexta-feira e sábado, e de 25ºC, amanhã e no domingo, as mínimas variam entre os 5 e os 8ºC.

Dando um saltinho às ilhas, no Funchal (Madeira) aquilo que encontramos é (fácil de adivinhar) tempo quente. Para amanhã. O IPMA prevê uma máxima de 28ºC, com nuvens altas, temperatura de desce ligeiramente no sábado (27ºC). No domingo, o céu estará no Funchal pouco nublado e a temperatura máxima vai atingir os 26ºC.

Os Açores são a única região do país para onde está prevista precipitação. Amanhã verificar-se-ão aguaceiros fortes e uma temperatura máxima de 21ºC, em Ponta Delgada, onde a chuva ficará até domingo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório