Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Pedrógão: "Uma imagem solidária" para dar equipamentos a bombeiros

A iniciativa "Uma imagem solidária", que reúne mais de 200 fotojornalistas e fotógrafos profissionais, vai decorrer este mês no Mira Fórum, no Porto, com o objetivo de garantir a aquisição de fatos de proteção aos bombeiros de Castanheira de Pera.

Pedrógão: "Uma imagem solidária" para dar equipamentos a bombeiros
Notícias ao Minuto

20:46 - 04/09/17 por Lusa

País Porto

Marcada para os próximos dias 14 e 15, a ação reúne fotografias que podem ser vistas e trocadas por donativos, no valor mínimo de 20 euros, e sucede à iniciativa realizada em Lisboa, no passado mês de julho, que resultou numa angariação de 5.286 euros para a corporação de bombeiros das áreas mais afetadas pelos incêndios de 17 de junho.

Como na edição anterior, a ação decorre sob o lema "o melhor de cada um de nós para o melhor de todos nós", e prova que "a solidariedade não tem fronteiras", como disse à agência Lusa o mentor da iniciativa, o fotojornalista António Cotrim, que adiantou ter já recebido fotografias de Macau, Brasil e Alemanha.

À semelhança da ação em Lisboa, as imagens, de tema livre, foram impressas no formato 30x40cm, e a página da iniciativa, na rede social Facebook, apresenta algumas das imagens que estarão disponíveis por um valor "simbólico, que não paga o trabalho de quem fotografou, que tenta ir ao encontro do maior número de participantes", disse António Cotrim, fotojornalista da agência Lusa, no lançamento desta ação.

"É tão fácil: no próximo dia 14, a partir das 20:30, estaremos no Mira Fórum à espera da solidariedade de quem, a partir de 20 'bombeiros', queira trocar uma foto por um donativo", que serão transformados em equipamentos de proteção dos elementos da corporação de Castanheira de Pera, disse António Cotrim.

A iniciativa, no Porto, tem o apoio do Mira Forum, da Colorfoto e da Extincêndios.

"Vamos mais uma vez dizer obrigado àqueles que estão sempre presentes, mesmo pondo em risco a própria vida. Alguns sabem que vão mas não sabem se voltam", lê-se no comunicado da iniciativa.

Os donativos recolhidos na ação "Uma Imagem Solidária", que decorreu em Lisboa, ultrapassaram os cinco mil euros e foram entregues ao comandante dos Bombeiros Voluntários da Castanheira de Pera, no passado dia 31 de julho.

Na altura, António Cotrim disse que previa realizar uma "iniciativa idêntica" no Porto, até à primeira quinzena de setembro, com o objetivo de angariar mais fundos para aquela corporação do norte do distrito de Leiria.

O fotojornalista da Lusa salientou então que "ficaria muito feliz se, uma vez por ano, conseguisse mobilizar os fotojornalistas" para apoiar uma associação ou alguém "que precisasse".

"Uma vez por ano, poderíamos demonstrar a nossa solidariedade e [mostrar] que não somos aquelas pessoas que apenas aparecem nos piores momentos. Somos profissionais que estamos sensíveis aos problemas da sociedade", vincou António Cotrim.

A iniciativa "Uma Imagem Solidária" foi lançada cerca de um mês depois de dois grandes incêndios terem começado em Pedrógão Grande e Góis, tendo o primeiro provocado pelo menos 64 mortos e mais de 200 feridos.

Estes fogos terão afetado aproximadamente 500 habitações, 169 de primeira habitação, 205 de segunda e 117 já devolutas. Quase 50 empresas foram também afetadas, assim como os empregos de 372 pessoas.

Os prejuízos diretos dos incêndios ascendem a 193,3 milhões de euros, tendo sido estimados em 303,5 milhões o investimento em medidas de prevenção e relançamento da economia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório