Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Santa Maria operou doentes com técnica inovadora para crises de epilepsia

O Serviço de Neurocirurgia do Hospital Santa Maria, em Lisboa, operou desde o início do ano dois doentes com uma nova técnica de ablação de áreas do cérebro responsáveis pela ocorrência de crises epiléticas, tendo obtido "resultados muito positivos".

Santa Maria operou doentes com técnica inovadora para crises de epilepsia
Notícias ao Minuto

16:48 - 31/07/17 por Lusa

País Hospital

Segundo um comunicado do Centro Hospitalar Lisboa Norte (CHLN), a que pertence o Santa Maria, este serviço de neurocirurgia é o único a aplicar a técnica em Portugal.

"Este tipo de tratamento está direcionado para pessoas que sofram de epilepsia não controlada com terapêutica médica, nas quais é previsível a localização de uma zona relativamente restrita no cérebro, responsável pelo início das crises", prossegue o comunicado.

A informação acrescenta que, "se esta for suficientemente localizada, a ablação por radiofrequência torná-la-á inativa, com melhoria da frequência das crises ou mesmo, com o seu controlo na íntegra".

Outra vantagem desta técnica é "evitar a realização de uma grande cirurgia para abertura do crânio".

"A técnica é efetuada recorrendo apenas à realização de pequenos orifícios, de dois milímetros, através dos quais são colocados os elétrodos, que chegam assim a locais profundos do cérebro, muitas vezes inacessíveis em cirurgias abertas".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório