Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Saúde do Centro define como prioridade teleconsulta em dermatologia

A Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) anunciou hoje como prioridade o incremento da teleconsulta na área da dermatologia como forma de diminuir as listas de espera para esta consulta nos hospitais.

Saúde do Centro define como prioridade teleconsulta em dermatologia
Notícias ao Minuto

09:46 - 01/06/17 por Lusa

País ARSC

"Temos de avançar o mais rapidamente possível com a teledermatologia, temos capacidade tecnológica para isso, alguns bons exemplos já no terreno e é preciso replicar estas boas práticas", frisou José Tereso, presidente da ARSC, citado numa nota de imprensa enviada à agência Lusa.

O repto foi lançado numa reunião realizada na quarta-feira com responsáveis das áreas dos cuidados de saúde primários e hospitalares, dado que "70% dos pedidos de consultas de dermatologia poderiam ser resolvidos pela teleconsulta, meio igualmente eficaz na área do rastreio dermatológico".

Como exemplo, a ARSC cita o caso da Unidade Local de Saúde da Guarda, em que os tempos de espera são mais dilatados para a consulta de dermatologia e de apenas quatro dias para a teledermatologia.

"A teleconsulta é um meio fulcral na saúde e qualquer unidade pode, hoje em dia, iniciar este tipo de consulta. A ARSC disponibiliza-se a apoiar a nível de equipamentos necessários para que a teledermatologia seja uma realidade a curto prazo em toda a região Centro", referiu José Tereso.

A teledermatologia representa o envio de informação médica dermatológica entre dois ou mais pontos separados fisicamente, utilizando tecnologia de telecomunicação e informática, visando a promoção da saúde e educação de doentes, médicos e outros profissionais de saúde.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório