Associação do setor do calçado vai hoje a votos com dois concorrentes

O sucessor de Fortunato Frederico na direção da Associação Portuguesa do Calçado vai ser escolhido hoje num inédito processo eleitoral, que pela primeira vez, em 42 anos, será disputado por duas listas.

© DR
País Calçado

A associação era presidida há 18 anos pelo líder do grupo Kyaia (dono da marca Fly London), Fortunato Frederico, que em fevereiro anunciou que não se recandidataria a um novo mandato.

PUB

Na corrida à liderança está Luís Onofre, convidado pela atual direção para formar uma lista "de consenso" -- a lista A, e Sérgio Cunha, que presidia à mesa da assembleia-geral da Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS) e que se apresentou no último dia do prazo para a entrega de candidaturas.

Sérgio Cunha admitiu, em declarações ao Jornal de Notícias/Dinheiro Vivo, ter ficado desagrado com a indigitação de Luís Onofre ainda antes da realização da assembleia-geral que daria início ao processo eleitoral.

Líder do grupo familiar Pedreiras, de Felgueiras, que emprega três centenas de trabalhadores em cinco empresas, Sérgio Cunha quer "renovar, honrando, o importante legado de Fortunato Frederico", cuja saída considera impor "uma verdadeira renovação numa associação que representa um setor que se tem vindo destacar no universo das exportações e balança comercial portuguesas".

Já Luís Onofre apresentou-se como candidato após um "convite inesperado" da atual direção da associação, assumindo que a sua lista é de continuidade e reúne "a equipa de empresários que ajudou a tornar a APICCAPS num exemplo do movimento associativo, em Portugal e no estrangeiro".

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser