Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Pelos caminhos de Portugal, eu vi tantas coisas lindas...

Porque nem só de notícias sobre assuntos sérios se fez 2016, relembramos-lhe alguns dos casos mais insólitos e mais polémicos que marcaram o ano que agora termina.

Pelos caminhos de Portugal, eu vi tantas coisas lindas...
Notícias ao Minuto

18:07 - 31/12/16 por Inês Esparteiro Araújo com Patrícia Martins Carvalho

País 2016 em revista

O dia a dia é dominado por notícias sobre futebol, política, economia e sociedade, seja nacional ou internacional.

Mas a verdade é que há muitos casos que, não sendo propriamente noticiosos, se tornam notícia pelo seu caráter insólito ou polémico.

Agora que o ano termina chegou a altura de recordar alguns dos casos que mais marcaram o país ao longo dos últimos 365 dias.

Do jovem que dança em cemitérios ao deputado que se despe na Assembleia

Lembra-se de Fábio Martins? Este é o jovem que gosta de chocar tudo e todos com os vídeos que publica no YouTube. Este ano, o adolescente deixou Ermesinde em alvoroço ao filmar-se a dançar nas campas do cemitério local.

Do norte de Portugal diretamente para a Madeira voltámos a noticiar José Manuel Coelho. Desta vez, o deputado do PTP despiu-se em plena Assembleia regional. Mas isto não é tudo. O arquipélago foi notícia lá fora devido a uma imagem que levou um jornal britânico a dizer que a "mão de Deus" havia surgido nos céus madeirenses.

Deixemos agora a Madeira e regressemos ao continente, desta vez a Lisboa. 

A estátua de D. Sebastião, que se encontrava à porta da estação de comboios do Rossio, foi destruída depois de um jovem subir ao local para tirar fotografias. Mais recentemente, uma outra estátua viria a ser partida por um turista, desta vez no Museu de Arte Antiga, também em Lisboa.

A poucos quilómetros, no Cais-do-Sodré, a história foi outra. Um grupo de jovens queria ser atendido no Palácio do Kebab, mas o proprietário negou-lhes o atendimento. A discussão passou das palavras aos atos: um jovem disparou uma arma e o dono do restaurante foi buscar uma catana para se defender. As imagens da discussão tornaram-se virais.

No mundo dos canídeos também houve notícias, umas boas e outras más. Comecemos pelas boas. Bono, um labrador cruzado com serra da estrela, perdeu-se no Gerês, tendo sido encontrado pelo maratonista Carlos Sá. Os dois caminharam juntos ao longo de 15 quilómetros com o atleta a descobrir que o animal era procurado pela sua família. Bono foi entregue aos donos e Carlos Sá garante que o canídeo é um verdadeiro atleta.

Em sentido oposto conhecemos o caso de Gonçalo Carter que publicou um vídeo no Facebook onde grita, dá palmadas e ameaça atirar o seu cachorro Ruka pela janela. As redes sociais incendiaram-se contra o adolescente e contra outro jovem que se filmou a atirar o cão de uma ponte em Cruz Quebrada, em Oeiras.

Em Arcos de Valdevez, as bombeiras da corporação local foram notícia porque decidiram posar para um calendário solidário. As receitas tiveram como destino a requalificação do quartel.

Agora que já passámos pelo norte, pelo centro e pelo arquipélago da Madeira é hora de rumar ao sul do país. Do Algarve chegou-nos a história de Fernando Rafael, um homem de 28 anos que, depois de ter sido segurança e porteiro em discotecas, decidiu tornar-se padre.

As urgências hospitalares voltaram a estar no centro da polémica depois de um médico ter sido 'apanhado' a dormir nas urgências do Hospital de Santarém. O momento foi captado em vídeo por um paciente que aguardava, há mais de uma hora, a sua vez de ser atendido. 

Junta de Freguesia de Alvito S. Pedro, em Barcelos, também saltou para as luzes da ribalta depois de o salão daquela autarquia ter sido a casa de um espetáculo de striptease.

E da polémica que envolveu o cantor Quim Barreiros, lembra-se? Nós recordamos. Uma banda holandesa decidiu criar uma música bastante semelhante ao tema 'Garagem da Vizinha'. O cantor não gostou e acusou os holandeses de plágio. Ainda sobre o mais popular cantor pimba português é de recordar que o mesmo foi assaltado em Newark, nos EUA, mas nem assim perdeu o bom humor. Foi uma "mama negra", disse o cantor.

Já que falamos em conhecidos cantores aproveitamos para relembrar o caso polémico que colocou José Cid na 'lista negra' de todos os transmontanos. Em causa, um programa de 2010 que foi (re)publicado este ano na internet e no qual o cantor descrevia as pessoas de Trás-os-Montes como seres "medonhos, feios e desdentados".

A televisão também esteve envolta em polémicas. Primeiro foi o programa 'A Tarde é Sua', da TVI, apresentado por Fátima Lopes e a culpa foi de um problema técnico que colocou em causa a honestidade de um dos passatempos do programa.

Na estação de Carnaxide o problema surgiu logo pela manhã no programa ‘A Vida nas Cartas – O Dilema’. A taróloga Carla Duarte aconselhou uma vítima de violência doméstica a mimar o marido. A polémica foi tamanha que a especialista fez um pedido de desculpas público e acabou mesmo por ser demitida.

Outro caso que deixou muitas pessoas boquiabertas teve lugar numa praia fluvial em Paredes de Coura. Um casal foi apanhado a ter relações sexuais ao lado de uma criança em plena luz do dia. A polémica foi tanta que a situação foi noticiada no estrangeiro.

Também no norte, mas em Viana do Castelo, a Casa D’ João Enes, em  Afife, foi noticiada e não pelas melhores razões. Tudo porque não permite que gays e lésbicas se possam hospedar.

Falando agora de outros temas, uma empresa, a Work4U, foi alvo de revolta e até de uma denúncia à Autoridade para as Condições do Trabalho por oferecer às empresas a possibilidade de terem estagiários a custo zero. "Experimente grátis", dizia o anúncio polémico.

E porque o texto já vai longo recordamos-lhe só mais três casos. Primeiro, o facto de o ministro das Finanças, Mário Centeno, ter sido trocado pelo jornalista José Gomes Ferreira numa folha do Eurogrupo. Segundo, o vídeo chocante que a ASAE divulgou com "toda a verdade" sobre os alimentos" e, por fim, a polémica que se instalou na localidade de Casal de Cima, na freguesia de Santiago de Cassurrães, em Mangualde, porque o pároco se recusou a realizar o funeral de um bebé de 13 dias que morreu antes de ser batizado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório