Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Afluência anormal de lixo avaria sistema e provoca descarga em Coimbra

Um avaria provocada pela "afluência anómala de resíduos sólidos" fez com que hoje, durante a manhã, o sistema da rede de esgotos da Arregaça, em Coimbra, tivesse descarregado diretamente para um afluente do rio Mondego.

Afluência anormal de lixo avaria sistema e provoca descarga em Coimbra
Notícias ao Minuto

17:57 - 31/10/16 por Lusa

País Rio

"É ainda desconhecida a origem dos lixos" que provocaram a interrupção do normal funcionamento da estação elevatória da Arregaça, disse à agência Lusa, hoje à tarde, uma fonte da empresa Águas do Centro Litoral (AdCL), responsável pela exploração e gestão do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Centro Litoral de Portugal.

"A afluência de muito lixo" provocou a paragem das bombas na estação elevatória da Arregaça, acionando os sistemas de emergência de descarga de efluentes para o rio, explicou a fonte da AdCL.

Tratou-se de resíduos que "não deveriam ter chegado ali" e cuja origem a AdCL vai averiguar, adiantou a mesma fonte, admitindo que, "à partida" se está perante lixos domésticos, embora sem excluir outras origens.

Seguro é que "chegaram ali resíduos que não deveriam ter chegado".

A empresa interveio "assim que teve conhecimento" da situação, pelas 08:00 e, "pelas 10:30, o problema estava resolvido", isto é, as bombas da estação elevatória da Arregaça tinham retomado o seu funcionamento normal.

Não é ainda possível avaliar os prejuízos ambientais resultantes da anomalia, desde logo porque ainda não são conhecidas as origens dos resíduos sólidos que entupiram as bombas e provocaram a avaria, nem está apurado o volume de águas residuais e lixos lançados diretamente para o afluente, a vala da Arregaça, referiu.

Este tipo de situações "têm sempre impacto" ambiental, disse fonte da AdCL, considerando que se tratou de uma descarga de emergência.

Criada em maio de 2015, a empresa AdCL, do grupo Águas de Portugal (AdP), resulta da agregação dos sistemas multimunicipais e saneamento da ria de Aveiro e do Lis e do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Baixo Mondego-Bairrada e é participada, para além da AdP, por 29 municípios dos distritos de Aveiro, de Coimbra e de Leiria e um do de Santarém (Ourém).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório