Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

As "três ambições" de Portugal para a cimeira de Bratislava

A secretária de Estado dos Assuntos Europeus identificou hoje "três ambições" de Portugal para a cimeira europeia informal de Bratislava, que se realiza na sexta-feira, destacando as questões das migrações, segurança e defesa.

As "três ambições" de Portugal para a cimeira de Bratislava
Notícias ao Minuto

19:33 - 13/09/16 por Lusa

País Assuntos Europeus

Em declarações aos jornalistas, a secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques, explicou que a cimeira de Bratislava (Eslováquia) irá decorrer já sem o Reino Unido e, embora o objetivo não seja discutir o 'Brexit', irá discutir-se o futuro da Europa.

"A ambição para esta cimeira é que se encontre um percurso, que se encontre um calendário que possa responder às aspirações dos cidadãos europeus em matéria de liberdade, de segurança e de prosperidade", afirmou Margarida Marques, no final da ronda de hoje de encontros do primeiro-ministro com os partidos com representação parlamentar a propósito da cimeira de Bratislava.

Por um lado, continuou, existe a ambição de discutir uma política europeia de migrações que responda à mobilidade das pessoas e, sobretudo, "a um diálogo com os países de origem e com os países de trânsito".

Ou seja, é necessário criar condições económicas e sociais para que os cidadãos possam ficar nos seus países e, nesse sentido, a União Europeia propõe o estabelecimento de parcerias, um trabalho em conjunto com estes países.

Por outro lado, acrescentou Margarida Marques, existe a expectativa que esta cimeira defina e discuta a estratégia global da União Europeia em matéria de segurança e defesa.

"O que está em causa em primeiro lugar é definir a luta contra o terrorismo como uma prioridade da União Europeia", sublinhou, considerando que esse trabalho terá de se fazer não só através da cooperação dos sistemas de informação e fronteiras, mas também "pelo esforço de inclusão social e pela promoção de programas de inclusão social designadamente para os jovens".

"Temos a ambição que a União Europeia venha a realizar programas de regeneração urbana e programas de ação, sobretudo na periferia das cidades europeias", disse.

Em debate em Bratislava estarão também todos os domínios da área económica, nomeadamente a necessidade da promoção do investimento, do crescimento económico e do emprego, referiu a secretária de Estado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório